Valeu a pena esperar. Tudo vem a tempo. Não se trata de poesia, mas sim do novo Volkswagen Taos 2022, que chegou com credenciais para acirrar a concorrência no segmento de SUV médio premium, leia-se Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O Sobre Rodas dirigiu o Taos na pista de testes da Goodyear, em Americana (SP). Eis o veredicto: o Taos entrega o que promete:  conforto ao trazer muito espaço e acabamento refinado; bom desempenho e prazer ao dirigir; segurança ao oferecer sistemas eficientes; muita tecnologia e design moderno.

Fabricado no complexo industrial de Pacheco, na Argentina, sob a plataforma MQB o modelo é comercializado em duas versões: a Comfortline, por R$ 154.990, e a Highline, por R$ 181.790. Já está à venda nas concessionárias e disponível para test-drive.. O novo SUVW chega com mais de 100 acessórios exclusivos para se adaptar aos mais variados perfis de clientes.

Acelerando

Vamos para a pista com versão Highline. O Taos é equipado com o eficiente motor 250 TSI Total Flex, que já equipa T-Cross, Jetta e a linha GTS.  Com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, o propulsor entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina. Conforme a Volkswagen, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h. Números expressivos dentro do segmento de SUVs médios no país.

O resultado do trabalho da equipe de engenharia da VW foi aprovado na pista, pois o motor responde rápido a qualquer pisada no acelerador, tornando o Taos ágil, inclusive nas retomadas. O motorista tem à sua disposição um seletor de modos de condução, com Eco, Normal, Sport e Individual. O modelo pesa apenas 1.420 kg, garantindo ao SUV a melhor relação peso/torque do segmento.

Contribui para o excelente desempenho a transmissão automática de seis marchas com engates rápidos, suaves e precisos, proporcionando muito conforto e também o baixo peso para um carro do seu porte. O modelo pesa apenas 1.420 kg, garantindo ao SUVW a melhor relação peso/torque do segmento.

Destaque também para a suspensão independente nas quatro rodas, sendo tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira. Esse conceito confere ao Taos excelente dirigibilidade, com comportamento neutro e uma sintonia entre conforto e segurança.  Em todos os testes na pista da Goodyear - slalon no seco e molhado, curvas de baixas e altas velocidades, e até mesmo em piso de paralelepípedo –, a estabilidade foi um dos pontos altos.

Em termos de itens de série vale destacar a posição de dirigir, idêntica à do T-Cross, com boa ergonomia, bancos em couro com acabamento bem feito e espaço à bordo com seus 4,46m de comprimento, 1,84m de largura, 1,62m de altura, entre-eixos de 2,68m e porta-malas de 498 litros: acima do volume dos rivais.

Tecnologia

O Taos foi aprovado no teste de frenagem autônoma de emergência, que no modelo traz ainda a função de detecção de pedestres. A Volkswagen usou  um boneco atravessando a pista e uma unidade de testes do Taos, equipada com robôs na direção e nos freios, para demonstrar o funcionamento do sistema. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.

Controle adaptativo de cruzeiro, frenagem automática pós-colisão, alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração e estabilidade,auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a lista de recursos eletrônicos do Taos.

Digital

O painel do Taos é totalmente digital. A versão Comfortline vem com a tela de 8 polegadas, enquanto a versão Highline traz de série o Active Info Display e a tela de 10,25 polegadas  inteiramente configurável. O modelo é equipado com a moderna central de infotainment VW Play, que traz novos aplicativos para download na loja virtual VW Play Apps: PlayKids (infantil), Skeelo (audiolivro), Get In (reservas), MobiMax (TV) e Spotify (música).

Além da tela de 10,1 polegadas de alta resolução e sensível ao toque, ela entrega a melhor experiência aos usuários em termos de conectividade e usabilidade. Tudo de forma intuitiva e rápida, como um smartphone.

Design

No visual, destaque para o filete de Leds que corta a grade frontal, se funde com o novo logo da marca e serve como complemento da luz diurna. Os faróis full LED são de série, com a tecnologia I.Q Light. Eles são esticados para as laterais e o facho ajusta-se automaticamente de acordo com a velocidade e com a presença de veículos à frente.

Outro diferencial é o acabamento em preto brilhante no para-choque dianteiro em formato de “X”. Os vincos  laterais deixam o SUV mais encorpado, além das lanternas com iluminação em Led e arranjo especial. Na traseira, as lanternas têm traços sofisticados e o nome Taos vem fixado  na base da tampa do porta-malas.