Líder de mercado há duas décadas no Brasil, a picape Strada continua em ritmo acelerado. Em 26 de junho último, a Fiat lançou a Nova Strada e a receptividade pela segunda geração foi tão grande  que o número de pedidos passou de 30 mil  em agosto. As concessionárias estão solicitando até 90 dias para fazer a entrega dos veículos. Diante de resultados tão promissores, é possível que, em pouco tempo, a picape poderá figurar entre os veículos mais vendidos do país com as versões Endurance (cabines Plus e Dupla), Freedom (cabines Plus e Dupla) e a topo de linha Volcano..

Atributos não lhe faltam.  A Nova Fiat Strada evoluiu no design, tecnologia e segurança, bem como é a única picape da categoria com a inédita cabine dupla de quatro portas para cinco passageiros. Comparada com veículos da mesma categoria de outras marcas, tem maior altura (até 214 mm) e oferece maior volume de carga (1.354 litros) nas versões cabine Plus.  Controles de tração avançado E-Locker (TC+) e de estabilidade e assistente de partida em rampa são itens de série em todas as versões. A topo de linha Volcano  é equipada com quatro airbags, faróis de LED  e nova central multimídia de 7 polegadas.

Testamos a versão Strada  Endurance Cabine Dupla, com todos os opcionais. Ela é uma boa escolha para empresas que precisam combinar o transporte de cargas e funcionários ou profissionais liberais que trabalham acompanhados por equipes. Podendo transportar até cinco pessoas, a configuração também pode ser uma boa compra para profissionais independentes que gostariam de encontrar em um único carro ampla versatilidade para o trabalho, assim como conforto interno para o transporte da família.

O motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina), dá conta do recado e é econômico. A média de consumo ficou em 11.2 km/l com etanol em trechos urbanos e de rodovias.  Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm. Já a transmissão manual de cinco marchas é padrão em toda gama.

A picape traz nova suspensão dianteira e traseira, molas e amortecedores, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, bem como o eixo traseiro. Conta com batentes graúdos que ajudam a absorver os impactos quando os amortecedores chegam ao final do curso. Na frente, o trivial McPherson.  Os freios são a disco, na frente, e tambor, na traseira.

Equipamentos

A picape traz em conjunto com a carroceria mais espaçosa o reforço da segurança garantido pelos quatro airbags (frontal duplo obrigatório mais os laterais que alcançam também a cabeça dos ocupantes), além dos controles de tração avançado E-Locker (TC+) e de estabilidade e assistente de partida em rampa,  sistema de fixação Isofix para cadeirinhas de crianças.

Em termos de equipamentos, a Strada Endurance com cabine dupla traz a mesma lista de itens de série da variante Cabine Plus:  ar-condicionado, direção hidráulica (nas demais versões a assistência passa a ser elétrica), computador de bordo, o já citado controle de estabilidade, entre outros itens incluindo a suspensão elevada.

A  versão testada é equipada com os seguintes pacotes de opcionais: Pack Worker ( R$ 2.500): alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura; Pack Audio (R$ 1.500): rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional; e Pack Teck (R$ 3.490): central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento

Design

Mesmo inspirado nos elementos da picape Toro e com influência italiana, o visual da segunda geração da Strada tem identidade própria. A picape traz  uma frente elevada, com destaque para os faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). Ainda na dianteira, a grade imponente abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto  Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os veículos da fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a robustez que caracterizam o veículo. O desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca as caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo.

No interior, o painel tem semelhanças com o do Mobi. O velocímetro engloba o display digital que traz computador de bordo e outras informações, como pressão dos pneus. A tela da central multimídia tem 7 polegadas e, acima dela, a picape traz teclas para bloqueio do diferencial, acionamento da luz da caçamba, dos faróis de neblina e desativação do sensor de obstáculos, além do pisca-alerta.

Outro destaque é a nova central multimídia Uconnect 7”, que traz  tela sensível ao toque de sete polegadas e permite  conectar Apple CarPlay e Android Auto sem fio. É possível parear dois smartphones ao mesmo tempo. O sistema, desenvolvido pela FCA no Brasil,  possibilita acionar as funções: navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.