Uma inédita configuração híbrida plug-in para os modelos Compass e Renegade foi a principal novidade apresentada pela marca Jeep no Salão de Genebra. Ainda sem preços e data indefinida para chegar ao mercado europeu, as versões não devem vir para o Brasil. Para nós, a novidade este ano será a chegada do motor 1.3 turbo flex para o Renegade (150 cv) e Compass (180 cv).

Os novos modelos estão equipados com baterias que podem ser recarregadas por uma tomada externa e, portanto, possibilitam armazenar mais energia. Esta opção permite o uso de motores elétricos mais poderosos, o que se traduz em autonomia elétrica pura de aproximadamente 50 km e uma velocidade máxima ao redor de 130 km/h, tanto para o Renegade quanto para Compass.

As unidades elétricas trabalham em sinergia com o novo motor a gasolina de 1,3 litro com turbocompressor para aumentar a eficiência e a potência total. Para o Renegade, a potência varia entre 190 e 240 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em cerca de 7 segundos. Os mesmos números, apesar de ainda aguardarem homologação, são alcançados com o primeiro híbrido plug-in Compass. Nele, a ação simultânea dos motores de combustão interna (ICE) e elétrico desenvolve até 240 cv de potência. Os novos Jeep com tecnologia PHEV também são silenciosos e ecologicamente corretos, com emissões de CO2 abaixo de 50 g/km.

Graças a eletrificação, a gama Jeep aumenta ainda mais a sua capacidade off-road  por causa do maior torque desenvolvido pelo motor elétrico e à capacidade de ajustá-lo com precisão durante a arrancada e ao dirigir em superfícies desafiadoras, onde é necessária uma relação de transmissão muito baixa.

Com a nova tecnologia elétrica de tração para as quatro rodas (eAWD), a tração no eixo traseiro não é fornecida por eixo de transmissão, mas por motor elétrico específico. Isso possibilita separar os dois eixos e controlar o torque de forma mais eficaz e independente do que em um sistema mecânico. Os SUVs Renegade e Compass PHEV também apresentam quadro de instrumentos e tela multimídia atualizados para auxiliar o motorista com informações relacionadas à condução híbrida diária.