Ao menos três políticos goianos aguardam exames para confirmação de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Os senadores Luiz Carlos do Carmo (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD), e o vice-governador do Estado Lincoln Tejota (Cidadania) apresentaram sintomas da nova doença. Os três estão em isolamento. O deputado Cláudio Meirelles (PTC) deve fazer o teste hoje.

O senador Luiz Carlos do Carmo está isolado em sua residência em Goiânia enquanto aguarda o resultado do exame. O emedebista, que tem 61 anos, fez o teste na segunda-feira (16), após apresentar febre durante o fim de semana e os resultados devem ficar prontos hoje. Sua assessoria informa que ele não teve contato direto com pessoas diagnosticadas com a doença, mas que esteve reunido em Brasília com pessoas que tiveram, e que o exame e o isolamento, portanto, são precauções.

Já Vanderlan Cardoso afirma ter tido contato direto com integrantes da comitiva que viajou com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para os Estados Unidos no início de março, e que já tem 14 casos confirmados de infecção. O goiano cita principalmente o colega de Senado Nelsinho Trad (PSD-MS), que afirmou, na semana passada, quando testou positivo para o novo coronavírus, ter tido “contato com meio Congresso”. “Então, por desencargo de consciência, fiz o teste”, diz. Sua esposa, filho e nora também.

O senador fez dois testes: o primeiro em uma clínica particular, cujo resultado é esperado para o dia 19, e o segundo no Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), o mesmo que testou os brasileiros repatriados da China e que ficaram em Anápolis em fevereiro. O resultado deve sair hoje. Em isolamento, o senador cancelou todas as reuniões políticas que tinha, mas espera que, caso teste negativo, possa voltar a Brasília a partir de hoje.

VICE

O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota (Cidadania), fez o teste na quinta-feira (12) em um hospital particular de Goiânia e espera que o resultado saia hoje. Ao POPULAR, ele diz que fez o exame porque estava se sentindo mal e que está isolado desde a semana passada em sua residência.

Contudo, Lincoln relata não achar que está com a nova doença. “Não tive contato com nenhuma pessoa que tenha viajado, mas quis fazer o teste porque estava me sentindo debilitado. Estava gripado, o que acabou se tornando uma sinusite. Nada grave, apenas por precaução.”

A reportagem tentou contato com a esposa de Lincoln, a vereadora de Goiânia Priscilla Tejota (PSD), para saber se ela também se fez o exame, mas obteve resposta. O vice-governador afirma que ela não fez o exame porque não sentiu nenhum sintoma. Tejota diz que está isolado em uma parte da casa, separado dela e dos filhos.

O deputado Cláudio Meirelles (PTC) deve fazer o exame hoje. Ele está usando máscara desde a semana passada, quando chegou a distribuir o equipamento a servidores da Assembleia, em reuniões políticas no interior do Estado. O parlamentar atendeu à ligação do POPULAR enquanto voltava de viagem para Goiânia. “Estou gripado há mais de dez dias, mas não estou com febre nem falta de ar. Acredito que esteja com uma gripe normal, mas, por precaução, vou fazer o teste em uma clínica particular, porque meu plano de saúde não aceitou pagar.”