Caio Henrique Salgado

O governo estadual pretende realizar, em 2022, ao menos oito concursos públicos que somam 2.031 vagas. O maior volume ficará concentrado na Segurança Pública, onde estarão disponíveis 1.565 delas. O primeiro concurso está previsto para maio e servirá para a contratação de 720 soldados e 150 oficiais da Polícia Militar. Em julho, serão selecionados 140 soldados e 20 oficiais que vão integrar o Corpo de Bombeiros. Também haverá certame para 20 vagas de auxiliares de autópsia, 10 de peritos e 35 de médicos legistas para a Superintendência de Polícia Técnico-Científica. Em outubro, a Diretoria-Geral da Polícia Civil vai selecionar 350 agentes, 100 escrivães e 20 papiloscopistas. Além disso, estão previstas seleções para Secretaria de Estado de Administração (329 vagas para analistas), Universidade Estadual de Goiás (95 vagas para docentes de Medicina, com contratação parcelada) e Agência Goiânia de Infraestrutura e Transportes (10 vagas para gestores de Engenharia). A lista inclui ainda a Procuradoria Geral do Estado, que selecionará 32 procuradores em abril.

Orçamento

Os recursos para a contratação dos futuros servidores estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, já enviada à Assembleia Legislativa. São R$ 94,7 milhões que também abarcam os 28 auditores fiscais aprovados em concurso no final da gestão passada.

Próximo ano

Do governador Ronaldo Caiado (DEM): “Agora é a hora de começar a repor as perdas que tivemos no número de servidores e valorizar quem trabalhar por nosso estado.”

Sem condições

O presidente executivo da Adial, Edwal Portilho, e o assessor financeiro da entidade, Elemar Pimenta, se reuniram com senadores do Centro-Oeste, incluindo Vanderlan Cardoso (PSD), para debater as condições dos financiamentos com recursos do FCO.

Tem saída?

Ficou acertada na reunião a criação de um grupo de trabalho para buscar alternativas.

Aniversário

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), recebeu ligação do vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) nesta quinta. O ministro da Justiça, Anderson Torres, também lhe desejou feliz aniversário. Aproveitou o telefonema do deputado federal Carlos Gaguim (Podemos-TO), que estava ao seu lado.

Restos a pagar

O Tribunal de Contas do Estado abriu processo para fiscalizar o não pagamento de quase R$ 30 milhões do Fundo de Arte e Cultura, referentes a 2015, 2016 e 2017. O procedimento foi instaurado após denúncia da Frente Ampla em Defesa da Cultura em Goiás ao lado de outras entidades culturais. A relatora é a conselheira Carla Santillo.

Podcast

O episódio desta semana do Giro 360 analisa a fusão entre o DEM de Ronaldo Caiado e o PSL. Com foco nas possíveis repercussões em Goiás.

Pendurado

Semáforo na Avenida Araxá, no Jardim Ana Lúcia. Trata-se de extensão do Eixo T-7, cujas obras se arrastam há anos. (Foto: Dehovan Lima)
Pergunta para:
Aylton Flávio Vechi | Procurador Geral de Justiça
(Foto: Divulgação)

Quais os impactos da PEC 5, que tramita na Câmara dos Deputados?

A PEC interfere diretamente na composição do CNMP e permite que o conselho possa rever atos. Qual a segurança que teremos amanhã de fazer uma operação do Gaeco sendo possível que esse ato seja desconstituído e anulado? Permite um controle político muito forte. É um prejuízo muito grande, principalmente para a população.

Arremate:

Segurança - Projeto de lei que tramita na Câmara de Goiânia prevê que mulheres terão direito a acompanhamento de uma profissional de saúde durante atendimento com ginecologistas.

Reação - A proposta é da vereadora Aava Santiago (PSDB) e pode inibir casos como os que foram denunciados contra o médico Nicodemos de Morais.

Cargo - Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral foi eleito presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo para o biênio 2022/2023.

Composição - A chapa encabeçada por Fabrício Amaral tem quatro das cinco vice-presidências ocupadas por mulheres.

Escolha seu assunto favorito.
E-mail registrado com sucesso!
A partir de agora você receberá seus assuntos preferidos por e-mail.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários