O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 1972 para apoiar os micro e pequenos negócios de todo o país. Trabalha com representantes de 13 entidades que compõem o seu Conselho Deliberativo, para estimular o empreendedorismo, a competitividade e a sustentabilidade das micro e pequenas empresas, e atua em todo o território nacional, com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação e o Sebrae Nacional, em Brasília (DF).

O Sebrae capacita e orienta o empreendedor para conhecer as linhas de crédito disponíveis nos bancos, mas não é uma instituição financeira, ou seja, não empresta dinheiro. Mas, conversa com os entes financeiros (bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito), na busca de ampliar a oferta de produtos financeiros para o segmento e disponibiliza o fundo de aval para as pequenas empresas (Fampe). Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.

O Agente é para quem quer ir mais longe e busca soluções para as empresas que já estão consolidadas no mercado e que não desejam estacionar nos negócios. Mas é, também, para quem acredita na força da união, uma vez que incentiva a cooperação entre empresas e empreendedores, pois considera que a união fortalece os pequenos negócios por torná-los mais competitivos.

E, ainda, para quem busca formalizar o seu negócio, posto que o Sebrae demonstra as vantagens dessa ação. O microempreendedor individual (MEI) é uma das possibilidades para quem quer se formalizar. Faz parte da essência na criação do Sebrae, o estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. O Sebrae atende tanto de forma individual quanto coletiva.

O Agente oferece ao cliente diversas soluções, a maioria delas gratuita, tais como informações, consultoria, cursos, publicações.

Quanto aos setores econômicos, contempla todos eles, indústria, comércio, serviços e o agronegócio. Para eles, o Sebrae atua na capacitação, na formação, no treinamento e assessoramento.

O Sebrae existe, portanto, para impulsionar e tornar mais fortes, preparados e competitivos, todos os empreendedores e donos de micro e pequenos negócios, contribuindo, assim, para alavancar a economia nacional.