Numa antevisão de cenário, Aparecida de Goiânia resolveu restringir os domingos a atividades essenciais diante do aumento da ocupação para 40% dos leitos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) do município.

Todas as demais atividades econômicas estão vetadas pela prefeitura. Trata-se de uma medida matematicamente defensável, na medida em que se baseia em dados e tenta se antecipar a eventuais colapsos no sistema de saúde.

A própria batalha judicial que antecedeu a reabertura do comércio na capital se baseou na pertinência de se flexibilizar a quarentena sem amparo de indicadores, numa interpretação do Ministério Público refutada pelo Paço.

Independentemente do mérito, é salutar que os gestores públicos monitorem as métricas antes da tomada de decisões. Assim, os movimentos tendem a ser mais seguros e os recuos, se necessários, menos dramáticos para o setor produtivo e os trabalhadores.

É uma situação absolutamente nova para a sociedade como um todo e a busca do elemento técnico, alicerçado na ciência, tem se mostrado a forma mais eficaz de se garantir a retomada consistente da rotina.