A portuguesa TVI retomou as gravações de suas novelas esta semana. No estúdio, fica agora uma figura até aqui estranha àquele ambiente: um profissional de saúde. Ele acompanha o processo todo. E que processo. “A normalidade será retomada, mas com a aplicação de um plano de contingência que visa a segurança e proteção de todos os trabalhadores, atores e restante da equipe técnica”, avisou a direção da emissora, onde toda hora são vistos atores brasileiros, como Carolina Kasting, Marcello Antony, Silvia Pfeifer e Henri Pagnoncelli, entre muitos outros. Álcool gel em todo canto e testes diários fazem parte desse pacote.

Os cuidados são extensivos aos textos. E não apenas na TVI. Na SIC, Inês Gomes, autora de Terra Brava, reescreveu muitos capítulos. “Uma vez
que não gravamos sequencialmente e como já tínhamos algum material filmado antes do começo da pandemia, não tive alternativa”, disse ela ao jornal O Público, que fez uma reportagem com o subtítulo: “Cenas de intimidade em episódios que ainda não estavam prontos foram riscadas do enredo”. Gel desinfetante espalhado pelo estúdio e atores separados por um metro e meio no regresso ao trabalho.

Como será no Brasil? É difícil imaginar as novelas sem beijos e abraços, verdade. Mas, hoje, passados dois meses do início da quarentena, tudo mudou. Também vai ficando cada vez mais estranho pensar que as tramas possam ser retomadas lá na frente tal qual eram antes da pandemia. O público tenderá a aceitar e absorver sem problemas o distanciamento físico dos personagens na ficção. Afinal, ele já é uma realidade que se impôs fora da tela. Se Lurdes (Regina Casé) não puder abraçar a família em Amor de Mãe, a essa altura, ninguém duvidará do afeto dela pela família. Ao contrário.

A largada

Os trabalhos de roteiro de O Jogo que Mudou a História, nova série original do Globoplay produzida pela AfroReggae, começarão em junho. A trama, sobre a ascensão das facções criminosas no Rio, terá a pesquisa assinada pelo jornalista Bruno Paes Manso, especialista no tema. A equipe procura, ainda, um talento iniciante que seja morador de uma favela ou subúrbio para compor a equipe.

...E mais
Os autores, por sugestão da direção do Globoplay, incluirão na história personagens das séries A Divisão e Arcanjo Renegado. A ideia é criar um universo dramatúrgico.

Pode voltar à história
Filho de Murilo Benício em Amor de Mãe e na vida real, Antonio Benício contou a amigos que vai pintar o cabelo de rosa. Mas só depois que a novela terminar. Embora seu personagem, Vinícius, tenha sido assassinado na trama, o ator mantém o visual caso precise voltar a gravar flashbacks.

Improviso
Em mais uma mudança repentina na sua grade, o SBT se deu mal. Encurtou o Bom Dia & Cia e estreou uma versão reprisada do Primeiro Impacto, que marcou apenas 3,8 pontos de audiência em São Paulo e deixou a emissora em terceiro lugar, atrás da Record, que teve 7. Exibido na sequência, o Triturando perdeu audiência e teve os mesmos 3,8.

Enquanto...
Protagonista de Sintonia, Bruna Mascarenhas está em casa desde que as gravações da série da Netflix foram suspensas por causa da pandemia. No confinamento, criou a série NeuROSE, para o Instagram.

...Isso
A atriz foi dirigida remotamente por Gabriel Manso. O namorado dela, Lipe Torre, filmou. Cada episódio tem 3 minutos e a estreia acontecerá hoje. Ela interpreta Rose, uma moça bem neurótica.

NOTA 10: Para Ana Petta e Caco Ciocler pelo ótimo trabalho em Unidade Básica, a série do canal por assinaturaUniversal. Aliás, a produção, cuja segunda temporada está no ar, merece toda a sua atenção.

NOTA 0: Para a Netflix, por não legendar as canções da série The Eddy. As músicas foram feitas especialmente para a produção e têm relação com a trama. Quem não fala inglês e francês fica sem entender.