Cenário inteligente, tecnologia de ponta e uma programação recheada de novidades na internet. O POPULAR estreia oficialmente nesta segunda-feira (4) o seu novo web estúdio para transmissões on-line. O espaço vai servir de palco para jornalistas e convidados levarem ao leitor as informações mais relevantes do dia e que afetam a vida dos goianos. Programas, entrevistas, entretenimento e mesas-redondas fazem parte da grade de atrações que serão transmitidas em plataformas digitais, como Facebook, Instagram, YouTube e no site do jornal.

“Com o novo estúdio, queremos elevar a qualidade das transmissões ao vivo feitas pelo jornal, proporcionando informações de qualidade em todas as plataformas possíveis. A proposta é oferecer ao público produtos com a marca da credibilidade e da qualidade do POPULAR, conquistada em uma história de 81 anos”, destaca a editora-executiva do POPULAR Silvana Bittencourt. A jornalista acrescenta que a estreia inclui ampliação da grade com programas fixos, caso do Prosanews, um boletim diário de notícias.

O estúdio triplicou de tamanho e passou a ter 70 metros quadrados, ocupados por uma central de produção, quatro cenários e com várias possibilidades de tomadas de câmeras, como uma que dá uma visão ampla de toda a Redação, além de qualidade de som e imagem on-line. Com a tecnologia a serviço da notícia, os jornalistas do POPULAR levarão aos seus leitores e internautas as informações mais importantes do dia, com isenção, apuração e agilidade, além de entrevistas especiais e programas de análises com os fatos que marcaram a semana.

Tecnologia

Os equipamentos do novo web estúdio do POPULAR são o que há de mais moderno para produção de conteúdo na internet, podendo trabalhar em todas as resoluções utilizadas para transmissão ao vivo. Segundo o diretor de Engenharia e Tecnologia de TV e Rádio do Grupo Jaime Câmara, Carlos Cauvilla, os aparelhos permitem o uso de diferentes codecs (programas que codificam e decodificam arquivos de mídia) e funcionam como um estúdio multimídia. “Além de ser compacto e funcional, agrega mais de 100 funções em um único box.”

Para obter a melhor qualidade de transmissão, o estúdio conta com câmeras de ponta, novos microfones, alta capacidade de iluminação e uma área com tratamento acústico adequado para minimizar ruídos. Também foi montada uma central de produção que oferece vários recursos em edições de vídeo, áudio, criação de cenários virtuais, de grafismo, com a possibilidade de fazer streaming para até oito redes simultâneas, além de gravar o conteúdo transmitido. “Como permite uso de várias resoluções, podemos trabalhar até em Full HD”, observa Cauvilla.

O cenário também é extremamente versátil e portátil. Durante as transmissões, os internautas poderão, por exemplo, acompanhar o funcionamento da Redação do jornal ou ter como vista capas históricas do POPULAR que decoram o ambiente do novo estúdio. “Podemos atender às demandas diárias, assim como fazer um evento ao vivo do local onde o fato estiver acontecendo. Tecnologia e todas essas possibilidades de criação de ambientes, sejam reais ou virtuais, trabalham em função da notícia bem apurada”, destaca Cauvilla.