A 30 quilômetros de Amã, capital da Jordânia, está localizado um dos locais mais memoráveis da Terra Santa: Madaba, a famosa Cidade dos Mosaicos. Conhecida principalmente pelos seus espetaculares mosaicos bizantinos e omíadas, Madaba é a cidade do famoso Mapa de Mosaico de Jerusalém e da Terra Santa. Com 2 milhões de peças de cores vivas feitas de pedra local, o mapa ilustra colinas, vales, aldeias e as cidades até o Delta do Nilo.

O Mapa de Mosaico de Madaba cobre o chão da Igreja Grega Ortodoxa de São Jorge, situada na região noroeste da cidade. A igreja foi construída em 1896 sobre as ruínas de uma igreja bizantina do século 6. O painel de mosaicos que contém o mapa tinha originalmente 94 metros quadrados. Atualmente, um quarto do mapa foi conservado.

Outras obras de arte de mosaicos encontradas na Igreja da Virgem e dos Apóstolos e no Museu Arqueológico descrevem uma extravagante profusão de flores e plantas, aves e peixes e animais exóticos, bem como cenas da mitologia e de caça, pesca e agricultura do dia a dia. Há ainda centenas de outros mosaicos dos séculos 5 a 7 espalhados pelas igrejas e casas de Madaba.