O cantor Gusttavo Lima foi advertido pelo Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) devido ao consumo de cerveja durante duas lives. Em apresentações ao vivo feitas em 28 de março e 11 de abril, o cantor bebeu fez o consumo de cervejas da patrocinadora do evento. Por unanimidade, os conselheiros do órgão, presentes à sessão virtual, decidiram por apenas advertir o cantor. As informações são do UOL.

O processo do Conar foi aberto em abril, depois de “dezenas de denúncias”. Segundo o órgão, consumidores consideraram que as ações publicitárias feitas pela Ambev durante as lives precisariam de "cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas".

A denúncia do Conar apontava a "falta de mecanismo de restrição de acesso ao conteúdo das lives a menores de idade", e também a "repetida apresentação de ingestão de cerveja, em potencial estímulo ao consumo irresponsável do produto". Apesar do procedimento, as decisões do Conar não têm poder de lei, servindo apenas como recomendações. 

Instaurada a polêmica, o cantor se pronunciou no dia 15 de abril e disse que não faria mais apresentações ao vivo pela internet. “Acho que uma live engessada e politicamente correta não tem graça. O bom são as brincadeiras, a vontade, levar alegria alto astral para as pessoas que estão agoniadas nesse momento. Não farei Live pra ser censurado”, declarou pelo Twitter.

Já a Ambev ressaltou que enviou um guia aos artistas, reforçando as regras do conselho. "Estamos reforçando as regras dado esse novo contexto de entretenimento virtual e estamos mais do que nunca comprometidos com o consumo responsável de nossos produtos", disse a empresa.

O debate promovido pela abertura do processo provocou mudanças em lives realizadas posteriormente. No dia 20 de abril foi realizada a “Amigos”, feita por Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo. Apesar de ser patrocinada pela Brahma, os cantores não beberam cerveja durante a transmissão.

No dia 10 deste mês, foi a vez de Zeca Pagodinho. No decorrer do show a água foi a única bebida que ele ingeriu.