Não é de hoje que o Big Brother Brasil (rede Globo), reality show que reúne maior audiência e número de anunciantes no País, tenta criar uma ponte entre televisão e internet. Mas é a edição de 20 anos, que começa nesta terça-feira, que define de vez a estreita relação entre as plataformas de entretenimento. Como forma de abocanhar um público mais jovem para a TV, dessa vez o programa escalou, além de anônimos, influenciadores digitais, entre eles Rafa Kalimann, radicada em Goiás.

Do momento em que eles acordam até a hora em que vão para a cama, o público já conhece os influenciadores por intermédio de suas rotinas no Instagram. Agora, no BBB 20, eles precisarão passar por provas, conviver em grupo e sair da frente do celular. Entre as webcelebridades, estão a cantora e atriz Manu Gavassi, com mais 4 milhões de seguidores, o hipnólogo Pyong Lee, que tem 2,4 milhões, e o surfista Lucas Chumbo, com 135 mil.

Já tradição no Big Brother, os goianos serão representados pela influencer Rafa Kalimann, mineira de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, que se mudou para Goiânia há seis anos. Em 2018, recebeu o título de cidadã goiana pela Assembléia Legislativa. Aos 26 anos, Rafa, além acumular 3 milhões de seguidores no Instagram, é embaixadora da ONG Missão África e madrinha do Hospital Araújo Jorge e da Comunidade JK Goiânia.

A mineira já havia feito inscrições em outras edições do BBB. Em bate-papo com a Globo antes de entrar no reality, Rafaela diz lidar bem com críticas e que não tem medo de mostrar quem é: adora chamar a atenção. “Sou muito competitiva. Se for para entrar no jogo, é para ganhar. Mas a minha competição é comigo mesma”, pondera. Também se considera uma pessoa muito persistente. “Não desanimo e não baixo a guarda”, adianta.

Solteira após os términos de namoro com o cantor sertanejo Rodolffo, da dupla com Israel, em 2018, e com o fazendeiro Flavio Moretto, no ano passado, ela trabalhou durante muitos anos em agências de modelo, quando deixou Uberlândia aos 14 anos e foi morar sozinha em São Paulo. A digital fez curso de teatro e até protagonizou um dos clipes do então noivo na época. Quando voltou para Uberlândia, chegou a cursar um ano de Psicologia, mas decidiu investir no Instagram.