Este domingo (26/9)  é dia da segunda etapa do IV Festival das Famílias de Circo de Goiânia, realizado pelo circo Panamericano. Entre 15h e 19h30, serão apresentados cinco espetáculos circenses com transmissão no canal do evento no YouTube. Além disso, a etapa contempla ações educativas, oferecendo duas oficinas: vivência em técnicas circenses e oficina de tabuletas.  As oficinas serão transmitidas gratuitamente via Google Meet, de segunda (27) até quarta-feira (29). Há 200 vagas disponíveis, que serão contabilizadas por ordem de inscrição. Os interessados devem se inscrever pelo formulário online disponível no site do festival.

 

A programação começa com o espetáculo Minha Lona é o céu, no domingo, às 15h, com artistas de rua da capital. Em seguida, às 16h, circenses apresentam A magia do circo goiano. Às 17 horas é a vez do grande encontro das famílias Romanik, Caetano, Paulistano e Cirque 21 apresentarem Famílias de circo em cena. Às 18 horas, o Circo Dinâmico inicia a noite com o espetáculo que leva o mesmo nome. Para encerrar o dia, o circo Panamericano apresenta espetáculo homônimo às 19h30. 

 

Os espetáculos ficarão disponíveis para visualização gratuita até o dia 30 de setembro e todos possuem interpretação em libras. No domingo (26), as ações educativas se iniciam e vão até a quarta-feira (29), das 11h às 18h horas. Os instrutores Diogo Aguiar e Rafael Eckert vão oferecer vivência em técnicas circenses durante todos esses dias, enquanto a oficina de tabuletas será ministrada pelo Palhaço Biribinha na segunda (27) e na terça-feira (28), às 15 horas. Toda a programação é gratuita e conta com o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

 

Primeira etapa

A primeira etapa do festival foi realizada em março deste ano e apresentou nove espetáculos de diferentes estados. Aconteceram 19 exibições síncronas que contemplaram as diferentes vertentes do circo: do tradicional ao novo circo. Entre elas, estavam as apresentações individuais, montagens que mesclam artes cênicas e as que têm o palhaço no centro da cena. 

 

O Festival, que reúne oito famílias de circo, ainda proporcionou debates em um seminário com cinco mesas temáticas. No total, a primeira etapa chegou a um público de mais de três mil  pessoas, de toda parte do país e do mundo. Além de ter levado arte ao público, o festival teve o compromisso de solidariedade com as famílias tradicionais de circo de Goiânia, atingidas de forma profunda neste cenário pandêmico. Foram arrecadadas mais de 300 cestas básicas por meio de uma vaquinha virtual divulgada ao longo do festival.

SERVIÇO
Segunda etapa do IV Festival das Famílias de Circo de Goiânia
Data: 26/9 (domingo)
15h: Espetáculo “Minha Lona é o Céu”, com artistas de rua de Goiânia
16h: Espetáculo “A magia do circo goiano”, com artistas circenses de Goiânia
17h: Espetáculo “Tradição - famílias de circo em cena”, com as famílias Romanik, Caetano, Paulistano e Cirque 21
18h: Espetáculo “Circo Dinâmico”, com Circo Dinâmico
19h30: Espetáculo “Circo Panamericano”, com Circo Panamericano
Plataforma: Youtube - IV Festival das Famílias de Circo de Goiânia

26 a 29/9, 11h e 15h:30min: Vivência em técnicas circenses, com Diogo Aguiar
Plataforma: Google Meet
Inscrições: neste link 

28/9, 15h: Oficina: Oficina de Tabuleta, com Palhaço Biribinha
Plataforma: Google Meet
Inscrições neste link ou www.festivaldasfamiliasdecircodegoiania.com