Nesta época, devido às festas de final de ano somado à chegada do verão e principalmente do Carnaval, o desejo pelo emagrecimento é natural. Com isso, muitas pessoas se rendem às dietas milagrosas que no final das contas não farão bem ao corpo.

Segundo a nutricionista e consultora da Naiak, Karla Maciel, o processo de emagrecimento deve ser feito de forma responsável e saudável, pois só assim ele será efetivo. Para Karla, a mudança de hábitos alimentares, juntamente com a prática de atividade física, irá auxiliar na perda de peso e também dar mais disposição.

Um alimento que pode auxiliar neste processo é o gengibre, segundo a nutricionista. A planta é considerada termogênica e pode contribuir com o aumento do metabolismo corporal e com a utilização de gordura como fonte de energia. Karla explica que os seus compostos bioativos, como o gingerol podem aumentar o gasto de energia corporal, minimizar a absorção de gordura intestinal e auxiliar no controle do apetite.

Pesquisas

Um estudo de 2016, realizado com mulheres obesas, mostrou que aquelas suplementadas com gengibre apresentaram um significativa redução do Índice de Massa Corporal (IMC), insulina sérica e marcadores relacionados ao metabolismo da glicose. Outro estudo feito no ano de 2017 com indivíduos com graus variados de gordura no fígado, observou os efeitos da suplementação com essa especiaria e também resultou na redução de IMC.

Além de atuar na inflamação, o consumo frequente de gengibre se relaciona com o aumento da termogênese, que é a queima de gordura corporal, e da lipólise, que é a quebra de tecido adiposo para a geração de energia. 

Como inserir na alimentação?

A nutricionista Karla Maciel indica o gengibre em pó da Naiak. O produto possui cultivo orgânico e a forma in natura e desidratada da raiz, que concentra compostos ativos e nutrientes. Ele pode ser utilizado em chás, sucos, receitas e até no preparo de água saborizada. "A correria do dia a dia faz com quê o gengibre em pó seja a melhor alternativa, uma vez que é prático e promovo todos os benefícios da planta", explica a nutricionista.