Também conhecida como banana d’água ou banana-anã, a banana nanica tem polpa doce e bem macia, por isso é tão utilizada nas sobremesas, como base de tortas e até em vitaminas. O que muita gente não sabe é que a fruta também é aliada da saúde.

Segundo a nutricionista Renata Guirau, a banana nanica é uma opção nutritiva e saudável para o verão. "Ela é rica em potássio, ajuda a regular a pressão sanguínea e é fundamental para a contração muscular", explica. Além disso, a fruta também é uma ótima fonte de magnésio, importante mineral para a regulação do sono. "Como se não bastasse, ela controla os eletrólitos no sangue e ajuda na saúde óssea e dentária." 

Versátil, doce e muito prática para ter sempre à mão, a banana é um dos alimentos mais apreciados no mundo todo, e já foi considerada a fruta mais consumida pelos brasileiros. "Ela contém carboidratos que ajudam a fornecer energia e fibras, o que é muito importante na digestão e na saciedade. Por isso pode ser utilizada também como pré-treino e consumida antes da prática de atividades físicas", orienta a espececialista. Confira três receitas que celebram esta fruta pra lá de tropical: