O ano de 2018 já está chegando ao fim e, com certeza, ele ficará marcado pelos inúmeros casamentos importantes que aconteceram ao longo desses meses. Sendo assim, é superválido lembrar cada um dos maravilhosos vestidos eleitos pelas celebridades que disseram sim neste ano. Para começar, tivemos a inesquecível cerimônia de casamento que uniu o Príncipe Harry, da Inglaterra, à Meghan Markle. O tão aguardado vestido da noiva foi um clássico Givenchy, desenhado por Clare Waight Keller, diretora artística da marca. “Um vestido minimalista como esse é muito mais difícil de ser executado, já que sem detalhes como as rendas e os bordados, a costura e o tecido devem estar impecáveis”, analisa Luciana Collet, estilista de noivas.

A realeza britânica seguiu em clima de altar com o casamento da Princesa Eugenie, neta da Rainha Elizabeth II, com Jack Brooksband. A noiva escolheu um modelo do estilista conterrâneo Piter Pilotto, totalmente clássico. “O vestido de jacquard de seda, com desenhos que simbolizavam flores da Escócia, Irlanda e York apresentou corte impecável e valorizou a cintura da nobre. O delicado decote em V fez par com o babado nas costas e a cauda imponente. Apenas senti falta de um véu”, diz Luciana.

Outro casamento que ganhou destaque no cenário internacional foi o do astro Kit Harington com a atriz Rose Leslie, dupla da famosa série Game of Thrones. Leslie optou por um vestido do estilista libanês Elie Saab. “É um modelo atemporal, de silhueta mais marcada, em renda e leve fundo nude, que combinou com as flores naturais no cabelo e também com a maquiagem discreta. Estava tudo em harmonia com a pele e a personalidade da noiva”, resume a especialista.

Quem também disse sim em 2018 foi a incensada it girl Chiara Ferragni, que subiu ao altar com o cantor Fedez. O look da italiana foi um Dior, milimetricamente rendado na parte de cima, com uma grande saia, devidamente fendada, em tule. “Chiara quis surgir mais clássica e romântica, mas na verdade o vestido era um grande jumpsuit rendado, que foi coberto com a saia removível. Tudo pensado para combinar com a personalidade contemporânea e original da influencer.”.

Já a atriz hollywoodiana Gwyneth Paltrow se casou com o produtor de TV Brad Falchuk. O modelo escolhido foi um tradicional Valentino. “Romântico, sem complicação e nobre, em tule point d’esprit, em leve fundo nude, com aplicação de renda. Uma escolha certeira e elegante como a noiva”, resume Luciana.

Para fechar o ano, Mandy Moore casou-se com o músico Taylor Goldsmith e surpreendeu ao surgir em um vestido rosa em tule de poá Rodarte, por Kate e Laura Mulleavy. Para Luciana, a atriz “seguiu uma tendência forte de 2019, que são os vestidos rosa blush”.

No Brasil

No Brasil, a global Camila Queiroz surgiu em look Lethicia Bronstein no casamento com Klebber Toledo. Para Luciana, o vestido era romântico como a noiva, todo em tule com aplicações de flores em 3D. Ísis Valverde também entrou para o rol de noivas do ano em sua cerimônia intimista para oficializar a união com empresário André Resende. “O vestido que ela escolheu, confeccionado por Helô Rocha, bordado artesanalmente em parceria com Natalia Rios, ficou superelegante e marcante”, analisa Luciana.

Ainda por aqui, a influenciadora Samara Costa trocou alianças com o empresário Márcio Spinelli, em um modelo com estilo sereia criado por Luciana Collet. O vestido em tule francês point d’esprit, rebordado com renda italiana toda arabescada, incluiu ainda mais de sete mil pérolas, vidrilhos e cristais swarovski.

Para a estilista, todas essas noivas demonstraram ao longo de 2018 que mais importante do que tendência é a personalidade de cada uma. “O vestido deve refletir a personalidade de cada noiva. Não pode ser algo na qual ela não se reconheça. E as noivas desse ano foram muito felizes nesse sentido com as suas escolhas”, finaliza Luciana.