Quem acha que as flores são coisas de primavera vai se surpreender neste próximo verão. Isso porque, como tem acontecido nos últimos quatro anos, as estampas de folhas em looks frescos chegam com força total, assim como as de flores, que ganham ainda mais espaço.

Pelo menos, foi o que adiantou as semanas de moda de Nova York e de Paris. Os desfiles de marcas importantes no cenário internacional apresentaram peças e coleções inteiras com esse tipo de estampas, que chegam cheias de brilho em aplicações de paetê ou lurex, com bordados, e vão compor desde os looks despojados para a praia até aqueles voltados para eventos de gala. A proposta, segundo muitos estilistas, é retomar um pouco do tom de romantismo das peças, sejam nas mais básicas às mais refinadas.

Além disso, a tendência que já vinha sendo espalhada pelas fashionistas. Assim, de acordo com estilista Maria José Mamed, da Jean Darrot, o floral volta ao guarda-roupa feminino com força total e promete ser a aposta certeira para os dias mais quentes. “A estampa, que é delicada e feminina, deixa o visual romântico e mais leve. Ao mesmo tempo, são peças que se tiverem a combinação certa, podem ser usadas tanto de dia, quanto à noite”, avalia. 

Maria José diz, ainda, que apostar no uso da t-shirts é ideal para quem tem medo de ousar, mas quer estar na moda durante a rotina do dia a dia. "Essa versátil peça é tendência e com as estampas florais ajuda a compor looks modernos, românticos e leves", garante. Outra sugestão da estilista são os vestidos com estampa floral. Segundo ela, essa é uma tendência que vai estar presente desde o passeio na praia até o look para o trabalho.

Para não errar na composição, o segredo está nos pés. “Um mesmo vestido pode ser usado na praia ou no ambiente de trabalho. Basta mudar os sapatos e acessórios. Para a praia, uma bolsa de palha e uma sandália rasteira. Para o escritório, uma sandália com salto anabela”, explica a estilista.

Outra dica é o uso de peças com corte em alfaiataria, como bermudas e camisas, que compõem muito bem com as estampas florais de folhagem. Segundo Maria José, esses looks, inspiradas pelo verão da Flórida e da América Central, prometem ser a cara da próxima estação. “Essas composições são boas para passeios ao fim da tarde ou mesmo para o dia a dia. São looks fresquinhos, mas que mantém a elegância e o charme”, destaca.