Com certeza vários papais por aí dizem que pouco ou nada se importam com a moda. No entanto, na hora de desejar um presente para este segundo domingo de agosto, muitos escolhem, preferencialmente, roupas, calçados e acessórios. Essa lista, aliás, coincide com a das escolhas dos filhos para o Dia dos Pais. 

De acordo com uma recente pesquisa do Google, 58% dos filhos pretendem presentear com artigos da área de vestuário, enquanto 32% dos pais almejam esses mimos. “De maneira geral, os homens hoje em dia dão mais importância não só ao vestir, mas à aparência total, cuidando mais do cabelo e do corpo, investindo em produtos para barba e ficando antenados ao que as marcas estão fazendo. Apesar desse avanço, ainda acho alguns homens muito tímidos com relação à ousadia no estilo. Muitos deles preferem o tradicional e discreto do que adicionar cores mais vivas ao look ou colocar um acessório mais diferentão, por exemplo. Mas com as redes sociais, a informação está facilmente a nossa disposição. Todo dia somos bombardeados por várias imagens que aumenta nossas referências visuais. Creio que, de alguma forma, isso afeta nosso lifestyle", diz o consultor de moda Gerson Passos.

Para o especialista, apesar da timidez de alguns homens, a partir do momento em que se usa roupa, já se está ligado à moda. “As peças que usamos fazem parte de uma cadeia de produção, que vem desde a pesquisa de tendências para saber quais são as cores e materiais que serão usados daqui um tempo, até a venda do produto. Tudo isso é moda. Agora, ser ligado a tendências ou procurar ter um estilo que esteja em consonância com a própria personalidade é outra coisa. Eu vejo os homens tradicionais muito ligados à essa questão, mantendo a seriedade. Os critérios deles levam em conta mais qualidade do que inovação no design ou estilo. Preferem uma boa carteira fina, um terno bem feito que vai durar, um colarinho bem estruturado etc. Mas não dá para negar que também existe aquele homem que quer coisas diferentes, que usa um sapato de sola colorida, que não tem medo de usar uma gravata com uma cor viva ou meias coloridas, por exemplo. Eu não sei dizer se há mais homens tradicionais que homens modernos, mas o que eu sei é que o número de homens modernos está crescendo.”

Estilos

Identificar o estilo do seu pai pode ajudar na escolha do presente. “A principal dica é observar as roupas que seu pai usa e o lifestyle dele, ou seja, onde gosta de ir, quais filmes gosta de assistir, qual estilo de música etc. Mas é difícil tentar colocar uma pessoa dentro de um só estilo. Em consultoria de moda, o que fazemos é definir alguns estilos tidos como universais e dentro das características e preferencias da pessoa encaixá-la no estilo que mais tem a ver com ela. Isso não significa que a pessoa tem só aquele estilo. No entanto, podemos dividir os pais, por exemplo, em clássicos, esportivos, criativos, elegantes, modernos, românticos e sedutores”, explica Gerson.

O profissional detalha cada um. Veja.

Clássicos: são os homens tradicionais, que geralmente preferem cores sóbrias e não ligam para tendências. Eles evitam peças extravagantes. Costume, camisa e sapato social, camisa com jeans escuro e paletó para trabalho, além de camiseta polo, calça de sarja ou jeans e mocassim para o lazer são composições usadas por esse homem.

Esportivos: são aqueles que gostam de conforto. Peças em moletom (que hoje não são mais pijama), cardigã, camiseta, tênis, mesclando essas peças de tom esportivo com outras peças são algumas das escolhas desse pai. Um look de alfaiataria com tênis ou uma jaqueta de moletom com camisa social e calça de sarja são bons exemplos de looks para esse homem.

Criativos: são aqueles de visual excêntrico. Os que usam cabelo bagunçado, que colocam camisa social e gravata, e no lugar do paletó, colocam uma jaqueta de couro. Se seu pai usa peças oversized e não têm medo de brincar com estampas ele é do grupo criativo.

Elegantes: são aqueles que estão sempre arrumados, não importa a ocasião. Eles têm boa postura, falam bem, e estão sempre com o cabelo arrumado e perfumados. Um costume azul marinho, camisa branca com textura, gravata slim, e sapato brogue caramelo seria um look para esse homem.

Modernos: aqueles com visual atualizado, ligados nas tendências. Jaqueta com estampa militar, maxi t-shirt, calça jeans rasgada e tênis boost é um exemplo de look para eles. 

Românticos: aqueles que gostam de tons pastel, roupas desestruturadas, estampas leves etc. Camisa de linho rosa claro, calça chino branca ou creme e mocassim tipo mule representa bem esse homem.

Sedutores: são aqueles que adicionam sensualidade, sem vulgaridade, ao seu look. Camisa e calça social ajustadas, mas não apertadas, gravata, tricô gola V para sobrepor a camisa e bota seria um bom exemplo de look.

Tendências 

Se você está pensando em apostar em uma tendência de moda para presentear seu pai, algumas dicas são essenciais. “Cores terrosas, alfaiataria com tênis, calças de barra na altura do tornozelo, look sockless, que são sem meia, meias coloridas são algumas apostas. Misturar estilos, como, por exemplo, usar uma jaqueta bomber de moletom com calça e camisa social, sapatos de sola colorida ou tratoradas também são tendências confirmadas que se vê bastante no streetstyle.”

E como hoje se fala muito em bem-estar, qualidade de vida, alguns hábitos também podem ser encarados como tendências a seguir. “Fazer exercícios físicos, ler pelo menos vinte minutos por dia, afastar pessoas negativas, ter uma alimentação balanceada, ter pelo menos um momento de silêncio ao dia, beber bastante água, comemorar as vitórias e aprender com as derrotas, além de valorizar quem te valoriza são algumas dicas”, finaliza Gerson.