Tradição no fim de ano, o amigo secreto divide opiniões em famílias, empresas e grupos de amigos. Há quem goste e há quem deteste. Mas todos concordam que é uma brincadeira que pode “desandar”. Afinal, nem sempre o nome que sai no papelzinho é de alguém que temos afinidade.

No entanto, segundo a influencer de moda e beleza, Lili Paiva, existem maneiras de não cometer erros nessa ocasião. “O objetivo do amigo secreto é sempre a diversão, mas sabemos que nem todos se sentem representados no mimo que recebe. Algumas dicas podem ajudar a não passar constrangimento ao entregar o presente ao sortudo", garante Lili.

A influencer lista quatro dicas para ajudar na escolha do presente segundo cada perfil. 

Chefes

É sempre uma tensão abrir o papelzinho e encontrar o nome do chefe. Por mais afinidade que se possa ter com ele, a seleção do presente pode render um sorriso amarelo no dia da confraternização. "Nesse caso, aposte em produtos que ele ou ela use nas horas vagas. Se gosta de cozinhar, por exemplo, dê artigos de cozinha. Se gosta de jogar tênis, opte por presentes nesse estilo. Assim não será invasivo e conquistará o carinho do chefe", diz.  

Pessoa que não tem afinidade

Tirar aquele colega de trabalho ou escola que não você conversa muito, ou ainda aquele familiar com quem brigou recentemente, gera um conflito na hora de escolher o presente. A solução é apostar em lembrancinhas neutras, como chinelos, canecas hi-tech, chocolates e kits de bebida, se a pessoa tem o costume de beber. "Com esses mimos impessoais ninguém ficará decepcionado".
 
Tímido ou recém-chegado

Quem sorteou pessoas tímidas ou as recém-chegadas recebe um desafio e tanto. "Uma dica é fazer uma breve pesquisa nas redes sociais e identificar o que a pessoa mais gosta. Se ver fotos de animais, por exemplo, invista em uma lembrancinha que remeta a isso", fala Lili.

Amigos

Até pode parecer uma boa opção e um alívio tirar amigos na brincadeira, mas não é bem assim. O erro na hora de escolher o presente pode causar um clima tenso no momento da entrega dos mimos. "Faça uma ronda do que realmente seu amigo quer e aí sim parta para a compra. E é de bom tom incluir um cartão com felicitações para o ano que começará", finaliza.