Muito se tem falado sobre harmonização entre comidas e bebidas. De fato, a combinação adequada pode realçar sabores e potencializar os aromas e temperos de um prato. Porém, foge do senso comum que a cerveja pode integrar tão bem esse espaço que é ocupado por outras bebidas como o vinho. Isso é o que garante o sommelier Samuel Hoshino, da Heineken Brasil. O especialista lista algumas dicas para quem quer harmonizar cerveja e comidas. Confira:  

- Procure o equilíbrio, harmonizando cervejas fortes com pratos fortes e cervejas suaves com pratos suaves.

- Em jantar harmonizado, comece com as cervejas mais suaves e termine com as cervejas mais fortes e encorpadas.

- Em geral, cervejas mais escuras tendem a harmonizar melhor com carnes vermelhas e pratos mais encorpados, enquanto que as cervejas mais claras são boas opções para carnes brancas e pratos mais leves.

- Um bom jeito de começar a harmonizar é procurando semelhanças entre as cervejas e o prato. Entretanto, existem outras formas de interação que também podem render boas harmonizações como contraste ou corte.

- Lembre-se que a harmonização não é uma ciência exata. Muitas cervejas podem harmonizar com pratos completamente diferentes, tudo depende do tempero e do preparo. Por isso, não tenha medo de errar. A melhor forma de aprender a harmonizar é na pratica. Saúde!

Evento

Com o objetivo de mostrar de forma prática a sinergia entre comida e cerveja de qualidade, o beer sommelier Samuel Hoshino vem à Goiânia para um evento inédito ao público, o "Jantar Harmonizado Eisenbahn e Baden Baden". Seguindo o formato de um jantar de cinco etapas de degustação, o evento, que acontece nesta terça-feira (26), será realizado pelo restaurante Birras & Tapas Gastrobar. Os convites já estão à venda no valor de R$150.

A ação promete uma imersão gastronômica, onde as possibilidades de harmonizações serão explicadas pelo beer sommelier. O público, além de entender mais sobre a técnica com as explicações do especialista, também irá degustar as entradas, pratos principais e sobremesa mais conhecidos e pedidos da casa.