Uma atitude mais do que necessária em uma entrevista de emprego é sempre pensar antes de falar ou fazer algo. Afinal, um pequeno deslize involuntário pode custar o emprego em questão. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos, existem algumas frases clichês que deixam uma má impressão nos recrutadores, mas para “fugir” delas não é tão complicado assim. “Ser criativo é algo que conta muitos pontos.Porém, apenas dizer que é criativo, não. Quando a palavra é usada para se autodefinir, ela vira um adjetivo vazio”, explica.

Conforme Madalena, nesse caso é melhor não dizer nada, já que se você realmente for criativo, o seu portfólio vai deixar isso claro sem precisar de reafirmação. Já quando e se perguntado sobre os trabalhos anteriores, é preciso ser claro, conciso, e dizer apenas o necessário.

Outra atitude comum nas entrevistas é o candidato dizer que está procurando novos desafios. “É melhor dizer que está interessado no trabalho e que ele vai contribuir para o seu crescimento profissional, sempre demonstrando vontade de aprender coisas novas”, exalta Madalena. “Dizer que gosta de acompanhar os processos até o fim, sem deixar nada pela metade, e comentar, por exemplo, que é você quem planeja, cobra e marca as reuniões nos trabalhos na faculdade, pode também contar alguns pontos a seu favor”, comenta Madalena.

Além disso, existem algumas atitudes que não devem ser tomadas durante toda e qualquer entrevista como, por exemplo, usar gírias, palavras chulas e gerúndio demais. A especialista ainda comenta que mentir nunca é uma boa opção. Também é importante se informar sobre a empresa em que pretende trabalhar.