Férias, viagens e mudanças na rotina escolar. Durante esse período é comum deixar os hábitos saudáveis de lado. Para as crianças, o momento de volta às aulas pode ser a oportunidade ideal para retomar a boa alimentação ou, até mesmo, iniciar um processo de reeducação alimentar. De acordo com a nutricionista Marcela Tardiolli, consultora da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, a composição do lanche infantil deve conter uma fonte de carboidratos (pães, biscoitos ou cereais matinais), uma de fibras e minerais (frutas ou sucos), e uma de cálcio (leite, queijo ou iogurte).

"Outro ponto que não deve ser colocado de lado é a hidratação, seja com uma garrafinha de água ou sucos naturais, por exemplo, principalmente nesta época do ano, por conta das altas temperaturas do verão", destaca. Ainda conforme a especialista, o carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo humano. Um aporte adequado desse nutriente para a criança garante o melhor aproveitamento das atividades no período escolar, concentração e mais disposição para as aulas extras, como natação e karatê, além de mais disposição para brincar.

A nutricionista diz que é comum que as cantinas das escolas ofereçam lanches rápidos e nada benéficos à saúde. Mas o melhor a ser feito é carregar na lancheira opções leves, nutritivas e de acordo com a aceitação da criança. "Cuidado com os excessos de doces e refrigerantes. Além de serem muito calóricos e contribuírem para um ganho de peso exagerado, no caso específico do refrigerante, apesar de causar a sensação refrescante quando ingerido, a bebida contém sódio, o que pode deixar o corpo desidratado", diz Marcela.

Veja outras dicas da nutricionista:

- Lancheiras com bolsos e divisórias permitem o melhor armazenamento da merenda. Uma lancheira organizada melhora a conservação e mantém melhor o lanche para a hora do recreio.

- Uma boa opção são lancheiras térmicas, que mantêm a temperatura do alimento adequada até a hora do consumo.

- Cada alimento deve ser armazenado em embalagem individual. Para isso, podem ser usados sacos plásticos com zíper ou potes plásticos.

- A quantidade e a variedade de comida para o lanche devem ser moderadas. Três produtos são o suficiente para evitar desperdício. Um lanche infantil não deve ultrapassar de 300 kcal.

- De forma alguma vale chantagear ou usar uma comida favorita como recompensa. O certo é negociar, explicar o porquê do alimento saudável e oferecer um dia de compra na cantina. Essa é uma boa forma de conduzir a educação alimentar.