Com o clima agradável, temperaturas amenas e o característico céu nublado, começou nessa quarta-feira (20) o outono. Segundo a consultora do sono Renata Federighi, da Duoflex, as peculiaridades dessa estação que interferem no funcionamento do organismo, proporcionando boas noites de sono e uma consequente melhora no bem-estar e na qualidade de vida. "O outono é uma das estações mais propícias para ter um descanso revigorante, já que a temperatura do corpo é regulada pelo ambiente mais fresco, diminuindo naturalmente de 36,5ºC para cerca de 35ºC e mantendo-se sempre amena", diz.

Ainda conforme a especialista, condições climáticas extremas, seja frio ou calor, acabam influenciando na qualidade do sono, pois são estressores para o corpo e interferem negativamente na hora de dormir. “Termômetros abaixo dos 17ºC e acima dos 29ºC podem acordar o indivíduo muitas vezes durante a noite, proporcionando sonhos desagradáveis e movimentação excessiva. Por isso, muitas pessoas sentem mais facilidade para dormir no outono”, comenta Renata.

No entanto, embora a estação que acaba de começar seja mais propícia ao sono, uma dica importante é dormir sempre com uma coberta, que equilibrará a temperatura corpórea a do ambiente. Também é indicado não dispensar travesseiros e colchões adequados para manter a disciplina postural. “Usar um travesseiro e um colchão confortável, que alinhem a coluna, manter o ambiente arejado, silencioso e o mais escuro possível e seguir uma alimentação leve e saudável podem auxiliar em noites mais agradáveis”, orienta a consultora