Quem deseja emagrecer encontra muitos desafios pelo caminho. Além da infinidade de guloseimas que aguçam o paladar, existem muitas “mentirinhas” sobre a perda de peso, como as diversas dicas caseiras que nem sempre fazem bem à saúde. Para a nutricionista Ione Leandro, o emagrecimento eficaz e com qualidade deve ser baseado em equilíbrio e hábitos saudáveis. “Uma boa dieta deve ser balanceada, contendo todos os nutrientes necessários para cada uma das funções do corpo, além de ser específica para cada pessoa”, explica.
 
Pensando nisso, listamos cinco trocas de alimentos para ajudar na eliminação de peso e garantir mais saúde. Confira: 
 
Adoçantes artificiais x adoçantes naturais

Muitos adoçantes naturais estão nas fibras de vegetais. Eles possuem baixo nível calórico e são mais bem metabolizados pelo organismo. Xylitol, Stévia, Agave, Sorbitol e açúcar de coco são boas opções.
 
Sal refinado x ervas naturais

O sal refinado passa por um processo de purificação no qual são retiradas partes dos nutrientes (magnésio e microminerais). As ervas naturais têm poder de dar sabor e, ao mesmo tempo, melhoram a saúde. Alho, cebola, gengibre, pimenta, limão, coentro, hortelã, manjericão, alecrim e salsinha fazem uma alquimia maravilhosa nos pratos.
 
Leite integral x fórmulas vegetais

Leites vegetais não têm lactose, são ricos em fibras, livres de colesterol e baixo índice glicêmico. Fonte de cálcio, potássio, vitamina A, complexo B e vitamina D, os vegetais são bastante nutritivos e promovem maior saciedade, o que auxilia na perda de peso.
 
Alguns cereais x amaranto

Semente originária do Peru, o amaranto é um alimento vegetal que tem proteínas de alto valor biológico, gorduras boas, além de ser rico em fibras, vitaminas e minerais como cálcio, magnésio e fósforo. Ele pode ser encontrado em flocos, farinhas ou sementes. Rico em propriedades nutricionais, reforça o sistema imunológico e auxilia no tratamento de alguns tipos de câncer e osteoporose, ajudando na recuperação muscular e no emagrecimento.
 
Soja x edamame

É um vegetal mais conhecido como soja verde. Fonte de fibras, contém boa dose de proteína com baixo teor de gordura. O alimento também é fonte de minerais e aminoácidos e rico em diversos nutrientes que aceleram o metabolismo, auxiliam na digestão e previnem a retenção de líquidos. O edamame possui menos calorias que a soja comum e, além dos benefícios nutricionais, ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, auxiliando na prevenção de problemas cardíacos e tumores.