Com a chegada do outono, alguns frutos também entram em alta e podem ser a estrela principal de receitas saborosas e funcionais. Segundo a nutricionista Cyntia Maureen, da Superbom, frutas como maçã, goiaba e abacate são versáteis e podem ser bem aproveitadas em pratos doces ou salgados.

A especialista enumera os benefícios de frutas da época. Confira:

Goiaba: a variedade da fruta vermelha é conhecida pelo doce de goiabada, que harmoniza perfeitamente com queijos e bolos. Entretanto, é possível encontrar ainda geleias, sucos, molhos e outras sobremesas derivadas da goiaba, que é excelente para auxiliar na redução dos triglicérides e colesterol ruim (LDL), e que atua na prevenção de câncer e melhora da imunidade.

Abacate: saladas, cremes, vitaminas e sobremesas são algumas opções de receitas para fazer com o abacate. A fruta é rica em gorduras boas e pode contribuir na melhora do sistema circulatório, controle nos níveis de colesterol no sangue e melhora do sono.

Maracujá: além de produzir efeito calmante no organismo, é fonte de vitaminas do complexo B, que atuam na manutenção da saúde da pele, cabelos e olhos. “Além do suco e do chá, é possível fazer bolos, mousses e coberturas de maracujá. O sabor azedo e a cor amarela da fruta combinam com cremes doces e claros”, sugere.

Caqui: a profissional indica que a fruta é perfeita para receitas de pavês, mousses e pudins, mas seu consumo in natura permite que sua ação antioxidante no organismo seja amplamente aproveitada.  

Maçã: entre os muitos benefícios da fruta está o fortalecimento da região da garganta, atuando na prevenção e combate de tosses, rouquidão e demais incômodos. “A maçã é um fruto muito acessível, por isso é as opções de pratos são muitas, indo de sucos a tortas, muffins e chips da fruta”, conclui.

Receita: smoothie de goiaba com banana

Ingredientes

1 xícara (chá) de suco de goiaba;
Meia xícara (chá) de água filtrada;
1 banana gelada;
3 pedras de gelo.

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes. Sirva gelado.