O final do ano chegou e, para muita gente, essa é a hora de fazer um balanço e planejar. Nesse momento constatamos que nem todas as resoluções feitas no início de 2018 foram cumpridas, principalmente aquela de entrar em forma. Mas não é preciso se desesperar. Ainda dá tempo de correr atrás do corpo almejado, segundo o médico Diego Dias, especialista em medicina do esporte e exercício. De acordo com o profissional, nunca é tarde para começar. 
 
Ainda dá tempo para preparar o corpo para o verão?
 
Para um resultado mais sólido e saudável, seria melhor um tempo maior de dedicação. Mas com foco e determinação você pode sim estar bem até o meio do verão. Um plano alimentar bem elaborado e a organização de uma rotina adequada de exercícios físicos podem ajudar, e muito, na redução do percentual de gordura e na tonificação de músculos. Algumas medicações também podem ser empregadas para ajudar com a disposição e auxiliar na compulsão alimentar. Claro que a ajuda de um profissional capacitado é muito importante nesse caminho.
 
Como se preparar de maneira simples e rápida?
 
A maneira mais simples é a que consideramos mais difícil: comer bem e se exercitar. Não há fórmula melhor para conseguir resultados na saúde e ganhos estéticos. Mas é preciso cuidado, pois a pressa nem sempre é o melhor caminho. A dica é se organizar. Existem muitas maneiras de melhorar a rotina alimentar e adequá-la a sua rotina de vida. Busque alguma atividade agradável fora de casa e mantenha uma boa frequência semanal.
 
Qual a importância de preparar o corpo?

 
Estar com seu peso e composição corporal adequados é o ideal. Assim, a compensação após os exageros de final de ano não será tão sacrificante. Devemos lembrar também que esse não é o momento de se esquecer de tudo o que buscamos durante todo o ano. Moderação sempre. Não precisamos nos entregar aos exageros do período de férias.
 
Quais são as dicas para preparar o corpo depois as festas?
 
Mantenha sua alimentação saudável e bem equilibrada. Faça ingestão de uma boa quantidade de água e siga adequadamente sua frequência semanal de atividades físicas. Nos dias seguintes às festas, dê uma corridinha no parque. Opte sempre que puder por uma alimentação leve, com mais folhas, legumes e frutas.