Quando se fala em diabetes, nunca faltam receitas milagrosas que prometem controlar a doença. Mas, afinal, canela ajuda no tratamento? E os produtos dietéticos, eles podem ser consumidos sem moderação? De acordo com o endocrinologista Fernando Valente, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é fato que a dieta é parte fundamental no controle do diabetes, mas é necessário estar atento para não cair em armadilhas e colocar a saúde em risco. “Informação é o principal meio para desmistificar alimentos ditos milagrosos”, diz.
 
O especialista lista sete mitos e verdades sobre alimentação e diabetes. Confira
 
Pessoa com diabetes não pode consumir frutas 

Mito - Apesar de ricas em carboidratos, são alternativas saudáveis e podem ser consumidas em porções controladas. “Prefira as mais fibrosas, como maçã, pera, limão e laranja. As com alto índice de gordura, como o abacate, também terão menor índice glicêmico e o carboidrato será absorvido lentamente”, orienta Fernando. É importante lembrar que frutas contêm açúcar, a frutose, e, quando consumidas em excesso, podem contribuir para o descontrole glicêmico. Por isso, recomenda-se o máximo de quatro porções diárias.
 
Produtos dietéticos só com moderação 

Verdade - Ainda que isentos do açúcar, produtos dietéticos nem sempre são mais saudáveis e podem, inclusive, ter mais calorias do que o alimento convencional, como é o caso do chocolate diet. Isso ocorre justamente para que seja mais palatável, mas pode representar risco para a saúde da pessoa com diabetes, que é mais propenso a doenças metabólicas, como colesterol alto.
 
Mel pode ser ingerido livremente

Mito - Apesar de natural, o mel tem alto teor de frutose e glicose. Logo, sua ingestão deve ser controlada e compensada dentro de uma dieta balanceada. Mesmo com índice glicêmico menor que o açúcar refinado, ainda pode causar alterações na glicemia e prejudicar o controle do diabetes.
 
Bebida alcoólica pode ser consumida com moderação

Verdade - ela não está totalmente proibida, mas é preciso ter cuidado, já que ela aumenta o risco de hipoglicemia, especialmente nos pacientes que usam insulina ou medicamentos que estimulam a produção do hormônio. A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda o consumo diário máximo de uma dose para mulheres e duas doses para homens, sendo uma dose equivalente a 360 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 45 ml de destilado.
 
Chá ajuda a controlar o diabetes

Verdade - Chás, assim como o café e a canela, possuem propriedades antioxidantes e apresentam bons resultados na redução da glicemia. Porém, não há estudos científicos de alto nível que evidenciem e garantam a eficácia de chás e plantas medicinais. Em geral, chá faz bem para a saúde e podem ser incluídos na dieta. Contudo, apesar de diminuir fatores que agravam o diabetes, não têm efeitos curativos.
 
O preparo do alimento muda o índice glicêmico

Verdade - O preparo e o acompanhamento influenciam no índice glicêmico do alimento. Por exemplo: o suco de laranja tem uma taxa maior do que a própria fruta, já que é consumida sem o bagaço, rico em fibras. No acompanhamento, incluir proteína ou gordura na refeição retarda a absorção dos carboidratos.
 
Doces são completamente proibidos

Mito - Tal como as frutas, os doces podem ser consumidos com moderação. Mas precisam de maior atenção, uma vez que não apresentam quantidade considerável de fibras em sua composição. O excesso de glicose no sangue pode acarretar na oxidação excessiva de órgãos, sobretudo vasos sanguíneos, causando lesões renais e oculares, por exemplo. O ideal é consultar um nutricionista para analisar a melhor forma de incluir doce na dieta.