No próximo domingo, dia 6 de janeiro, é comemorado o Dia da Gratidão. Você já parou para pensar sobre a importância desse sentimento? Você sabe como exercitar a gratidão que existe dentro de você? Segundo a especialista em inteligência emocional Heloísa Capelas, diretora do Centro Hoffman, agradecer significa abrir um espaço dentro do coração para reconhecer que o outro, de alguma forma, foi mais, foi melhor e fez, por nós, algo que não estávamos dando conta de fazer. 

"É por isso que eu digo que a gratidão é um encontro com nossa humanidade", diz a profissional. Além disso, para Heloísa, a gratidão também é manifestada nos bons momentos. "Por exemplo: na hora em que conquistamos algo e podemos olhar para as pessoas ao nosso lado e dizer ‘muito obrigada, eu consegui com a sua ajuda. O seu apoio fez toda a diferença’", conta.

Ainda conforme a especialista, a gratidão traz a compreensão de que na vida nada dá errado. Tudo o que acontece, acontece para o bem. "Se sou grata, inclusive, ao que me acontece de negativo, serei capaz de entender o que está por detrás daquele mal e qual lição mereço tirar daquele acontecimento. Quando sou grata, entro em conexão com o universo e com a positividade. Percebo os sinais de que, se algo deu errado, fui eu que atraí aquela situação para minha vida. Identifico qual energia gerei para que aquilo acontecesse. O universo é tão sábio que nos proporciona incansáveis oportunidades de aprendizado", afirma.

Dicas da especialista

“Por 21 dias, agradeça. Escolha um caderninho ou mesmo seu computador e, diariamente, anote tudo aquilo pelo o que você é grato. Pelo seu trabalho ou por sua demissão; pela sua família e casamento ou por sua solteirice; pelo sol ou pela chuva. Enfim, escreva tudo, uma a uma das coisas que fazem com que se sinta grato, mesmo que lhe pareçam negativas”, explica Heloísa. Após isso, você deve respirar e conectar-se a todo o próprio bem e todo próprio mal.

“E lembre-se: se você é capaz de agradecer, é capaz de amar. Se é capaz de amar, é capaz de receber amor. Portanto, é capaz de permanecer continuadamente conectado ao fluxo de amorosidade e crescimento que o universo lhe reserva”, finaliza.