Você sabia que fazer alongamento todos os dias pode melhorar muito o desempenho nos treinos e evitar lesões? Isso porque ele faz com que a sua mobilidade articular melhore e promove o relaxamento e a recuperação do músculo. Esses fatores vão beneficiar o corpo, que na hora de treinar vai estar mais bem preparado para exercícios de impacto, peso e resistência.

A professora Letícia Klimas considera o alongamento parte essencial da rotina de exercícios de quem treina, principalmente para aqueles que realizam atividades físicas intensas ou de grande impacto. "O ideal é realizar de 15 a 30 minutos de alongamento por dia, fora do horário do treino. Muita gente pensa que aquele alongamento rápido antes ou após a atividade física é suficiente. Mas, para obter um resultado efetivo em relação à flexibilidade e mobilidade do corpo e das articulações, o alongamento deve ser feito isoladamente", explica Letícia.

Sem tempo?

Se você não tem tempo livre durante a semana, além do horário que reserva para o treino, a recomendação da profissional de educação física é alongar minutos antes da atividade. "Nesse momento a ideia, além de promover um relaxamento muscular para preparar seu corpo para receber o impacto dos exercícios, é melhorar a sua flexibilidade.” 

Mas lembre-se, o alongamento não serve como aquecimento. Esse deve ser feito com alguma atividade aeróbica, pois os objetivos são fazer a transição do estado de repouso para o estado de atividade e dar condições para que o músculo produza mais energia na hora em que o exercício começar.

Após o treino

Quando realizado após o treino, o alongamento também serve como um relaxante muscular e articular. "Se a pessoa fez um treino exaustivo ou aeróbio ou de musculação/funcional, deve alongar de maneira leve a moderada, pois as articulações estarão cansadas e a chance de se machucar é grande.”

Por quanto tempo devo me alongar?

A recomendação para os alongamentos é de 20 segundos na mesma posição em cada exercício, para que ocorra adaptação muscular. Letícia sugere alongar os principais músculos que serão utilizados no treino. E se o alongamento for realizado isoladamente, é importante trabalhar todos os músculos do corpo para um resultado efetivo em flexibilidade.