A Páscoa está logo aí, mas a verdade é que assim que acaba o Carnaval, as pessoas já começam a se preparar para a Semana Santa. Aí vem a preocupação: o que fazer este ano? Como fazer uma receita rápida, gostosa e que sirva várias pessoas? Claro, porque a data é para se celebrar com a família. 

Que tal então aprender a preparar um delicioso escondidinho de bacalhau que fica pronto em trinta minutos? A receita é da chef Miriam Marcatti, da Pescados Hermes. Confira:

Escondidinho de Bacalhau

Ingredientes:

4 batatas inglesas cozida e amassada em forma de purê;
2 colheres de manteiga;
1 xícara de leite integral;
Noz moscada ralada a gosto;
Sal e pimenta a gosto;
500 g de bacalhau dessalgado e desfiado;
1 xícara de azeite;
1 cebola picada;
1 tomate sem pele e sem sementes picado;
1 xícara de azeitona preta fatiada;
1 xícara de queijo parmesão ralado;
Salsinha a gosto.

Preparo:

Misture as batatas amassadas com a manteiga e o leite. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e reserve. Numa panela, aqueça o azeite e coloque as cebolas. Mexa até suar. Acrescente o tomate, o bacalhau e as azeitonas e mexa até que fique bem misturado. Salpique a salsinha e reserve.

Montagem:

Em um refratário, coloque a metade da mistura de batatas e espalhe bem até que cubra todo o fundo. Coloque o bacalhau em cima e cubra com o restante da batata. Polvilhe o queijo parmesão e leve ao forno 180 graus pré-aquecido até que forme uma crosta gratinada. Sirva quente!

Dicas:

1- Compre o bacalhau desfiado e dessalgado. Assim, você reduz em 24 horas o seu preparo.

2- Escolha a azeitona de boa qualidade e já fatiada. Assim, é só jogar na panela.

3- Corte as batatas em quadrados médios antes de pôr para cozinhar. Elas vão estar no ponto para amassar bem mais rápido. Use um amassador específico para purês ou, se não tiver, passe na peneira e amasse bem com o garfo para que não fique empelotada.