Quem nunca teve problema com as luzes enroladas de Natal ou começou a montar uma árvore e teve que recomeçar? Segundo a designer de interiores, há uma sequência que pode ajudar a facilitar o trabalho. "Primeiro, você deve estruturar toda a árvore, o pinheiro, com bastante atenção, deixando-o bem aberto. Em seguida, devemos iluminar, passando as luzes. Aí colocamos as peças maiores e aquelas flores com cabos mais compridos. Depois, penduramos as peças principais, como o Papai Noel, anjos, bonecos, elementos de presépios. Só então colocamos as bolas e outras flores menores. Por último, arrematamos com os laços", explica designer de interiores, especializada em decoração de Natal, Janete Rocha.

Para Janete, a decoração de Natal não deve ser centralizada em um só cômodo da casa. "Claro que você pode escolher um local para a decoração de destaque, a peça principal, principalmente sabendo aonde as pessoas irão se reunir no dia de Natal. Mas o legal é você colocar alguns elementos da celebração espalhados pela casa, como laços ou guirlandas nas portas do quarto, algum arranjo ou velas na cozinha e no banheiro, pontuando a época pela casa toda", sugere.

Você ainda pode deixar a decoração com a cara da família. "Há tendências sim, mas estamos falando de tradição, então não precisamos exatamente buscar modismo. A decoração de Natal de cada casa pode ser exatamente a cara daquela família. Uma boa estratégia para isso é levar todos na loja na hora de escolher os enfeites, respeitando os gostos pessoais para os adornos e cores. Você também pode inserir enfeites com fotos ou até pelúcias em casa com crianças", finaliza.

Dia certo para montar a árvore de Natal?

Apesar de os primeiros elementos do Natal aparecer já em setembro e o comércio lançar suas decorações em novembro, segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal seria no primeiro domingo do Advento, tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. Em 2019, essa data é dia 1º de dezembro. Já o presépio, representação do nascimento de Jesus, deve aguardar mais duas semanas para ser montado: ele aparece no terceiro domingo do Advento, ou seja, 15 de dezembro, que é marcado pelo Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria.

Agora, para desmontar, dia que marca o fim das festividades de Natal na Igreja Católica é o Dia de Reis, que acontece no dia 6 de janeiro. No entanto, como a celebração da liturgia em si só acontece no domingo após a data. Assim, a decoração se estende até o dia 12 de janeiro.