Todo mundo já ouviu falar em hipnose ou, pelo menos, já viu algum vídeo relacionado à técnica, principalmente em canais de entretenimento. Nesses casos, geralmente ela é associada ao misticismo e ao ilusionismo. No entanto, a hipnose é um assunto sério e pode ser grande aliada em variadas questões, como ansiedade, estresse, problemas de concentração e memória. Estes últimos itens, aliás, interessam especialmente a concurseiros, que ficam horas debruçados sobre os livros. Afinal, passar em um concurso público é o sonho de milhares de pessoas. Segundo a hipnoterapeuta Cíntia Faria, estudantes podem recorrer a hipnoterapia para melhorar o desempenho e o foco.
 
1- O que é hipnoterapia?

É a realização da terapia com auxílio do estado hipnótico.

2- Como ela funciona?

O hipnoterapeuta induz o paciente ao estado de transe hipnótico, no qual é possível alterar a habilidade de percepção. Isso faz com que o indivíduo fique aberto a sugestões. Com a função da ferramenta hipnótica e a terapia adequada para a necessidade do paciente, nós o levamos a mudanças de percepções, hábitos, comportamentos e eliminando sentimentos indesejados, transtornos emocionais, físicos e psicológicos. 

3- No que a hipnoterapia pode auxiliar?

Desde uma simples cefaleia até os mais complexos casos psicossomáticos. Podemos citar a ansiedade, a depressão, obesidade, estresse, déficit de atenção, vícios, traumas, gagueira, impotência sexual, compulsão, fobias, pânico, bruxismo, dores, insônia, luto, psoríase, crenças limitantes, problemas com a autoestima, dentre outros.

4- A pessoa em estado hipnótico perde a consciência?
 
Esse é um mito que muitas pessoas temem. Durante o transe hipnótico, o hipnotizado fica com o corpo extremamente relaxado e consciente, mas com a mente altamente concentrada e em alerta.

5. A hipnose ajuda quem está em fase de concurso?
 
Ajuda demais, já que ela potencializa toda a absorção do conteúdo, melhora a memória e deixa a pessoa mais segura e calma.

6- Como o paciente se sente após a hipnoterapia?

Os relatos são inúmeros, desde um relaxamento profundo até o total equilíbrio do corpo e da mente. É muito prazeroso trabalhar com a hipnose clínica e poder ajudar tantas pessoas com esse tratamento.