Escolher um imóvel para comprar ou alugar não é uma tarefa nada fácil. A situação exige disponibilidade de tempo, paciência e muita, muita pesquisa. São inúmeras opções de preços, tamanhos e localizações diferentes, algo que pode deixar qualquer pessoa mais inexperiente totalmente perdida.

Contudo, antes mesmo de começar esta escolha, é muito importante que você conheça quem está por trás da transação. Ou seja, o corretor de imóveis ou imobiliária escolhidos devem ser de sua inteira confiança e precisam estar lado a lado na hora da transação.

Mas como saber se aquela empresa é a certa para seu caso? Para solucionar todas as dúvidas a respeito deste assunto, reunimos aqui algumas dicas essenciais na hora de escolher o seu imóvel. Confira:

Use sua rede de contatos
A primeira coisa a se fazer é pedir recomendações às pessoas de sua confiança, principalmente aquelas que já compraram ou venderam algum imóvel na área que você deseja adquirir ou alugar um. Elas vão saber qual empresa está mais familiarizada com seu caso e recomendar aquela que possa ser a melhor.

Use e abuse dos questionamentos
Antes de fechar negócio, convide o corretor ou imobiliária para uma breve entrevista. Faça uma reuniãozinha rápida na qual você possa expor todas as suas dúvidas, questionamentos e inseguranças. A ideia é estabelecer uma confiança e uma relação sólida de trabalho desde o princípio, para que não haja surpresas futuras.

Faça pesquisas no setor
Selecione um documento onde você irá colocar tudo aquilo que deseja ter em seu imóvel, ou seja, devem ser expostas aí as características essenciais que aquela casa ou apartamento precisam ter, suas preferências e em especial aquelas que a imobiliária poderia vir a esquecer. Entregue isso à empresa, e ela irá utilizar este documento para lhe oferecer os imóveis. Pesquise com o máximo de estabelecimentos possíveis até encontrar um que irá te indicar aquele apartamento ideal.

Busque as respostas
Seja sempre curioso e pergunte ao estabelecimento que está pensando em contratar quais serão os preços, tanto para alugar e comprar um imóvel. Busque as respostas antes mesmo de fechar qualquer negócio, pois isto irá de dar parâmetro para decisão. É claro que existem variações na mesma área ou bairro e por isso é essencial saber qual delas vai te oferecer um melhor valor de aluguel ou de venda.

Visite o escritório
Mais importante do que ter todas as informações necessárias é saber se elas estarão sempre acessíveis e disponíveis de uma forma fácil. Um exemplo: existem imobiliárias que possuem um horário de funcionamento e de atendimento que podem não encaixar no seu estilo de vida e nas suas preferências. Por isso, opte por aquela que será de melhor acesso e que tenha uma melhor aparência.

O imóvel ideal

Passado todo este processo, chegou a hora de escolher o imóvel. Para esta etapa, também é necessária muita cautela e bastante segurança. Confira algumas dicas e informações essenciais para realizar seu desejo. 

Conheça a região onde se localiza o imóvel e certifique-se de que não há enchentes ou desapropriações nas proximidades

Confira a qualidade dos materiais utilizados na obra e dos equipamentos do prédio, como elevador, ar condicionado e acabamentos

Verifique no cartório de registros se aquele imóvel está em condições legais de ser adquirido ou alugado

Veja na Prefeitura se o imóvel está regular e se não possui débitos atrasados

Confira as condições físicas do imóvel, tais como rachaduras, umidade, qualidade das janelas e portas

Verifique junto aos futuros vizinhos e funcionários algumas informações e dúvidas que podem ser importantes na hora de tomar esta decisão

Caso seja apartamento, olhe o valor do condomínio. Muitas vezes o apartamento é ótimo, mas este preço pode não estar no seu orçamento

Sempre negocie valores e preços, e lembre-se que quando houver financiamento, em casos de compra, o vendedor receberá aquele valor à vista