Atualmente devido a situação de pandemia dada pela Covid-19, vários eventos não podem ser realizados como antes.

Sendo assim, para contribuir com a realização dos sonhos de casais que planejavam se unir com enlace matrimonial, surgiu a modalidade do casamento online, permitindo que os noivos concretizem o tão esperado casamento, com a presença eletrônica de familiares e amigos.

O Tabelião Antônio do Prado explica como é possível realizar esse tipo de casamento em Goiás.

O casamento online pode ser realizado em qualquer lugar do Brasil?

No Estado de Goiás a cerimônia do casamento civil pode ser realizada por videoconferência na presença dos noivos, testemunhas e convidados de qualquer lugar. O Juiz de Paz comparecerá online ao ato e, após a manifestação de vontade do casal, os declara casados.

Como os noivos podem requerer o casamento online?

O comparecimento presencial dos noivos com as documentações necessárias se faz somente na entrada do processo de casamento. No dia da cerimônia de casamento os nubentes, testemunhas e convidados comparecerão de forma virtual.

Quem pode participar da cerimônia virtual?

É obrigatório a participação dos noivos, registrador civil, juiz(a) de paz e duas testemunhas, mas familiares e convidados também podem participar.

Como é realizada a cerimônia de casamento online?

O cartório irá disponibilizar o link para videoconferência e todos devem participar simultaneamente: noivos, registrador civil, testemunhas, juiz(a) de paz e convidados. Durante a videoconferência os noivos e testemunhas irão se identificar perante o(a) juiz(a) de paz e registrador civil e, em seguida, haverá a realização da cerimônia, onde os noivos manifestará a vontade de se casar e o juiz de paz os declarará casados.

A certidão de casamento será emitida eletronicamente?

A certidão de casamento será entregue fisicamente aos noivos, que optarão por retirar diretamente no cartório ou recebê-la via Correios.

Antônio do Prado Tabelião
Rua Geraldo Ney, esq. com Av. 24 de Outubro, 156, St. Campinas, Goiânia - GO. (62) 3233-0055 /cartorioantoniodopradooficial  
@cartorioantoniodoprado www.cartorioantoniodoprado.com.br