Sabe por que você vive deslizando na dieta? Ou por que está tão difícil alcançar o seu objetivo fitness? Pode ser algo que você precisa resolver internamente. Ou seja, é preciso mudar a sua cabeça para chegar onde você quer. No processo de reeducação alimentar é muito mais fácil ter sucesso quando corpo e mente estão em sintonia. Por isso, os nutricionistas têm buscado técnicas que vão além de estabelecer um plano alimentar.

Aí, entram em cena, por exemplo, o coaching e a análise comportamental. Ao aplicá-las em consultório, o profissional de nutrição amplifica a percepção que tem do paciente, ajudando-o a conquistar resultados mais efetivos e duradouros. O primeiro passo é ter consciência de suas metas e objetivos. Portanto, não cabe ao nutricionista defini-los sozinho, uma vez que quem terá a responsabilidade e o comprometimento de alcançá-los é o paciente. 

O profissional munido de técnicas, todavia, conseguirá guiá-lo, quebrando crenças e eliminando mecanismos de sabotagem. Ao adotar o coaching no consultório é possível impactar vários aspectos da vida do paciente. O que a experiência enquanto life coach me mostra é que o gancho para o ganho de peso está muito relacionado a questões financeiras, pessoais e de autoestima. Quando os padrões comportamentais do paciente são definidos, as qualidades passam a ser evidenciadas ao passo que os pontos fracos são desenvolvidos.

É um processo muito mais complexo do que monitorar a dieta. Além de aprender a comer de maneira correta com atenção total ao que está ingerindo, o paciente se dedica a uma mudança de vida, criando novos hábitos de maneira coerente e personalizada. E, dessa forma, é uma mudança extremamente eficaz.

* Nany Sado é nutricionista. Especialista em Body Nutrition, Nutrição Esportiva e Fitoterapia aplicada à Nutrição, a profissional adota coaching no processo de reeducação alimentar de seus pacientes e coleciona bons resultados. Vive em Goiânia, ama correr, viajar e descobrir novidades do estilo de vida saudável.  

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.