O projeto Concertos em Goiânia, realizado pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, desenvolve séries regulares de concertos há dez anos, inserindo a capital goiana no circuito nacional da música de concerto. A próxima apresentação, prevista para domingo (17), traz, por meio de parcerias com universidades europeias, o violoncelista alemão Bernhard Lörcher e a pianista Ana Flávia Frazão.

Lörcher desde muito jovem participou de turnês com a orquestra Bundesjugendorchester pela Europa e apresenta-se regularmente como solista e camerista em festivais por diferentes países. Ele foi aluno da Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, e é o primeiro violoncelista da Orquestra Filarmônica de Stuttgart desde 1999. Lörcher venceu o Concurso Nacional para Juventude na Alemanha em 1994 e Concurso Mendelssohn em Berlim, em 1996.

Assim como ele, a premiada pianista goiana Ana Flávia Frazão também foi aluna da Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, e tem realizado concertos na Europa e em países como Japão e Estados Unidos. Com êxito de público e crítica, ela possui quatro CDs gravados e é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.

No programa do próximo recital serão apresentadas obras do francês Claude Debussy (1862-1918), do brasileiro Henrique Oswald (1852-1931) e do alemão Johannes Brahms (1833-1897). Uma das obras que será apresentada, a  Sonata em ré menor de Debussy, foi composta entre junho e agosto de 1915 e  estreada em 4 março de 1916, em Paris. A obra reflete, segundo musicólogos especializados, uma mistura de sarcasmo e melancolia.
 
Debussy expressa nessa sonata toda a dor vivida pelo mundo na Primeira Guerra Mundial, aliada a sua própria dor na luta contra um câncer. Face a face com a morte, Debussy foi trabalhar em uma série de seis sonatas instrumentais. Pretendia escrever seis obras, mas conseguiu compor apenas três antes de sua morte. 

Em carta ao maestro Bernardo Molinari (1880-1952), em outubro de 1915, ele escreve: "Passo quase um ano incapaz de escrever música (...). Era como uma redescoberta e me parecia mais bonito do que nunca! A satisfação emocional que obtém da música não pode ser igual, pode, em qualquer uma das outras artes? Esse poder do acorde correto no lugar certo que o atinge (...)ainda estamos na era das progressões harmônicas, e as pessoas que estão felizes apenas com a beleza do som são difíceis de encontrar”.

Ouviremos a Sonata em ré menor de Claude Debussy, interpretada pelo o violoncelista Mischa Meyer e o pianista Jérome Ducros gravados no Festival SOLSberg em 2016. 

Serviço: 
 
Concertos em Goiânia – Concertos UFG
Bernhard Lörcher (violoncelo) e Ana Flávia Frazão (piano)
Data: 17 de setembro (domingo)
Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário)
Horário: 11h
Entrada franca
Coordenação geral: Gyovana Carneiro / Direção artística: Ana Flávia Frazão
Site: www.concertosemgoiania.com
Facebook e Instagram: @concertosemgoiania

 *Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.