A fim de tornar a música de concerto mais acessível para além da comunidade acadêmica, o Simpósio Internacional da Performance promove, de dois em dois anos, uma semana especial dedicada à música de câmara. O evento já ficou marcado no calendário goiano por trazer recitais com artistas nacionais e internacionais de destaque. 

Neste ano, os amantes da música de concerto, em especial da música de câmara, poderão apreciar a quarta edição do Simpósio Internacional da Performance (a primeira edição ocorreu em 2012). Em 2019, o evento, destinado exclusivamente a recitais de música de câmara, terá seis músicos convidados. A programação inclui recital de abertura com miniaturas para contrabaixo e piano, concerto de música de câmara para cordas, piano trio e, para o encerramento, haverá a apresentação de quintetos. 

Entre os artistas, está o violoncelista David Starkweather, músico de renome internacional e professor de violoncelo na Hugh Hodgson School of Music da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos. O uruguaio Milton Masciadri (contrabaixo) professor na mesma universidade, bem como os premiados Gabriel Marin, violista do Quarteto Carlos Gomes e da Osusp, e Cármelo de los Santos, violinista brasileiro professor da University of New Mexico, também estão na lista de convidados. Para completar, o simpósio contará com o violinista Davi Graton, que se apresenta como solista à frente das mais importantes orquestras do país, e com a pianista goiana, professora da Universidade Federal de Goiás, Ana Flávia Frazão. 
 
A performance musical é uma tradição da cidade de Goiânia. A Universidade Federal de Goiás forma, há muitos anos, artistas que se destacam nacional e internacionalmente. Mantendo a tradição da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, e a partir da junção de esforços de professores da EMAC/UFG, da Lei Incentivo a Cultura do Estado de Goiás (Lei Goyazes), patrocinadores e apoiadores, Goiânia, mais uma vez, viverá momentos repletos de boa música.
 
Como amostragem do que está por vir, ouviremos uma das obras que será apresentada no IV Simpósio Internacional da Performance, do argentino Astor Piazzolla, “As Quatro Estações Portenhas” para piano trio, com arranjo de José Bragato. Ela é interpretada no vídeo por Artiom Shishkov no violino, Dima Tsypkin no violoncelo e Sergey Smirnov no piano. 

Serviço

IV Simpósio Internacional da Performance
Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário)
Datas e horários: 
10 e 11 de abril - 20h30
13 e 14 de abril - 11h 
Entrada franca, sujeita à lotação do teatro 
Site: www.concertosemgoiania.com
Facebook e Instagram: @concertosemgoiania

Direção Artística: Ana Flávia Frazão
Coordenação Geral: Gyovana Carneiro

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, doutora em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Promove séries de Concertos em Goiânia.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.