A pianista brasileira Fany Solter é catedrática na Hochschule für Musik de Karlsruhe, Alemanha, da qual foi reitora de 1984 até 2001. Em reconhecimento a sua contribuição, a Universidade deu seu nome a um edifício de salas de aula merecendo uma solenidade especial em abril de 2012.

Fany nasceu em Ilhéus, Bahia, e fez seus primeiros estudos no Conservatório de Música Brasileiro do Rio de Janeiro e nos Seminários da Pró-Arte com Homero Magalhães. Posteriormente, prosseguiu seus estudos na Alemanha. É uma mulher admirável! A grande pianista venceu barreiras e se estabeleceu na Alemanha, sempre acolhendo e ajudando músicos do Brasil que lá vão à procura de aperfeiçoamento musical.

Premiada em vários concursos internacionais, como o de Munique e Vercelli, desenvolve intensa atividade como solista e camerista em vários países da Europa. Tem atuado como solista em concertos com orquestra como: Orquestra Sinfônica de Praga, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra da Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Radio da Baviera, Israel Camerata de Jerusalem, Filarmônica de Câmara da Polônia, com regentes como Kurt Masur, Lukas Foss, Avner Biron, Vaclav Smetacek, Werner Stiefel, Wojciek Raisky, Ligia Amadio, Kurt Redel entre outros.

Apresentou-se em recitais e master classes no Japão, Israel, Rússia, Polônia, Itália, Espanha, Estônia, Argentina e Brasil. Nos últimos anos foi membro do júri de concursos internacionais de piano em Genebra, Bruxelas, Luxemburgo, Valencia e Tóquio. Grava regularmente para as rádios alemãs de Stuttgart, Baden-Baden, Berlim e Colônia, entre outras, além de suas gravações de CDs incluindo a obra completa de música de câmera de Fréderic Chopin (1810 – 1849).

Solter vem sempre à Goiânia, e foi ela que auxiliou na escolha do piano Steinway do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás no qual se apresentará no dia próximo 20 de setembro, domingo.

Ouviremos Fany Solter e Eva-Maria Rieckert interpretando a obra para piano a quatro mãos Spiral Symhonie, op. 68 do compositor Urmas Sisask (Estocolmo 1960) em concerto ao vivo na Universidade de Música de Karlsruhe – Alemanha.

Até semana que vem!

Serviço
Concertos UFG – Temporada 2015
FanySolter e Roberto Domingos (piano a quatro mãos)
Centro Cultural da UFG (Praça Universitária)
20 de setembro (domingo)
11h
Entrada Franca

*Gyovana Carneiro é professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, mestre em Música na contemporaneidade, doutoranda em Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa - Portugal. Promove Séries de Concertos em Goiânia. (www.concertosemgoiania.com)