E as aulas retornaram. Quanta movimentação nas escolas. Até o trânsito da cidade anuncia esse recomeço. Como você se preparou para o início do ano letivo? Aqui vão algumas dicas:

• Desde o primeiro dia, leve o seu filho à escola. O primeiro dia tem toda uma preparação para recepção e adaptação. Não o deixe perder. As dinâmicas são muito bem pensadas para que ele conheça os novos colegas e reencontre os antigos amigos. Além de permitir que ele perceba melhor os professores.
 
• Organize a mochila durante a primeira semana, ensinando-o. A partir da semana seguinte, essa reponsabilidade é dele e você só fiscalizará. Assim, você permitirá que ele assuma a responsabilidade com o horário de aulas da escola.

• Faça um quadro com as rotinas pós-escola. Deixe bem visível. Mostre como funcionará cada hora do dia. Depois é só cobrar que obedeça ao quadro elaborado (hora da tarefa, da leitura, do estudo diário, revisão, natação, inglês etc.). Não se esqueça de deixar um momento para que ele faça o que desejar. Criança precisa de tempo para as próprias escolhas (brincar, jogar, TV...).

• Estude o quadro de provas com seu filho. Converse com ele sobre como funcionará o processo avaliativo anual. Mostre como deverá ser a rotina de estudos para que obtenha êxito. Se ambos tiverem dificuldade para compreender, procurem a escola antes do início das avaliações.
 
• Programe os horários de alimentação. Desperte-o para a necessidade de cuidar da alimentação e da hidratação. Faça-o perceber que ele precisa se cuidar. Nesse momento, você o ajudará a desenvolver o amor próprio.
 
• Organize uma gaveta com os uniformes e um espaço na sapateira para os calçados adequados ao colégio. Ensine-o a mantê-los bem arrumados e deixe uma etiqueta mostrando em qual dia haverá aula de Educação Física e precisará ir com o uniforme específico. Dessa forma, não ocorrerão desgastes, como: “Mãeeeeeeeeee, cadê o meu uniforme?”.

• Separe uma caderneta de anotações para que ele possa escrever dúvidas. Ensine-o a levar para escola aquilo que não ficou bem compreendido. Com isso, você permitirá que seu filho tenha mais atenção em sala e aproxime-se do professor.
 
• Registre em sua agenda de pai/mãe um lembrete para ligar para a escola de quinze em quinze dias e verificar como está o rendimento dele. Uma ligação breve e objetiva. Com esse hábito, você se manterá informada e poderá ter ações preventivas.

• Utilize os aplicativos disponibilizados pela escola. Leia todas as circulares. Vasculhe o site e interaja com a instituição. A parceria fará total diferença na vida acadêmica e na formação humana de sua cria. 

Volte às aulas com novos hábitos e tenha um 2018 repleto de sucesso!

*Fabíola Sperandio T. do Couto é pedagoga, psicopedagoga e terapeuta de família e casais. Ela é membro do IBDFAM Goiás, mestranda em Educação e concluindo a especialização em Organização e Gestão de Centros educacionais. Atua em educação desde 1984 e em consultório desde 1999. É diretora pedagógica de instituição privada do Infantil l ao 9ºano, palestrante e consultora na área educacional e familiar. Publica periodicamente no blog "Educar Faz Parte" (Organização Jaime Câmara/Globo/Ludovica) e na Editora GD.
 
Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.