Marionetes são aqueles bonecos manipulados por uma pessoa por meio de linhas. E para esse boneco ter "vida", muitas vezes ele "fala". Essas linhas que ficam descendo do canto da boca desses bonecos são bem nítidas. Daí vem o nome popular para os sulcos lábiomentonianos (linhas de marionete), que se localizam ou até se unem ao também popular bigode chinês (sulco nasogeniano).

Essas são algumas alterações que vão acontecendo quando começamos o processo de envelhecimento. Todo o nosso tecido facial apenas vai respondendo ao acúmulo de sol, maus hábitos (fumo), ingestão exagerada de açúcar e a genética. Sim, infelizmente tudo isso contribui e acelera com o nosso envelhecimento.

Até os 19 anos, produzimos colágeno muito bem, mas de pouco a pouco essa produção vai decaindo e a degradação só vai aumentando. Quanto mais cedo iniciada a prevenção, mais tempo você vai ter a pele e formato facial-corporal jovem.
As linhas de marionete incomodam muito a nós, mulheres. O envelhecimento é uma transição muito pesada para algumas mulheres que são extremamente vaidosas. Falo por mim: acho superdifícil aceitar que o tempo está passando e que tudo no meu corpo está mudando. Mas se tem algo que nos incomoda, precisamos correr atrás e mudar isso.

A maior queixa em relação à marionete é a estética. Só depois de alguma conversa é que os pacientes dizem que sentem a comida escorrer por esses sulcos (marionete), ou seja, a vedação labial está comprometida, deixando a comida extravasar para fora da boca. As marionetes ocorrem porque os tecidos faciais (SMAS) vão mudando de posição pela perda de colágeno e elastina. Os dentes também podem ser responsáveis pela falta de sustentação dos tecidos faciais, assim como os músculos que deprimem a comissura (depressor da comissura labial) e outros que estão inseridos na nossa mandíbula, descendo pelo pescoço (bandas platismais), que quando muito ativos durante a mímica facial causam as rugas (linhas) e as marionetes.

O tratamento ideal para prevenção e/ou tratamento das marionetes é o preenchimento facial com ácido hialurônico. Esse ácido está presente em todos os nossos órgãos e articulações. Ele é um açúcar complexo produzido pelo nosso organismo. Mas com o tempo, a produção diminui e a degradação aumenta. O ácido hialurônico que utilizamos hoje em dia é produzido em laboratório. Os ácidos de terceira geração são os ácidos cross-linked. Eles demoram mais tempo para se biodegradarem no nosso organismo. Nem todos os ácidos são iguais. Cada um tem uma indicação específica.

Os ácidos servem para preencher lacunas, dar volume e hidratar a nossa pele. Marionetes médias ou profundas precisam de volume. E sabemos que sulcos muito profundos muitas vezes não chegarão aos resultados que o nosso paciente espera. O grau de expectativa do paciente é um fator muito importante para o procedimento que é preventivo e corretivo.  É preciso observar o posicionamento dos dentes, a falta de dentes, os lábios e toda a face para chegar à conclusão de um plano de tratamento.

As formas de prevenção são simples: noites bem dormidas, dentes e pele bem cuidados, ingestão de alimentos saudáveis e pobres em açúcares, exposição solar com proteção e controle do consumo de álcool e cigarro.

O preenchimento com ácido hialurônico é realizado em consultório com anestesia intrabucal, sem dor, sem corte e sem necessidade de afastamento das suas atividades habituais. O procedimento é seguro por ser realizado com cânulas. A chance de rejeição é mínima, já que o ácido é biocompatível e biodegradável. Pacientes com doenças autoimunes não devem receber o produto. Manchas roxas e inchaço podem ocorrer.

O importante é devolver a função labial de vedação e, de brinde, ganhar um sorriso mais harmônico com esse procedimento que é minimamente invasivo e tão natural.

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI).Acesse saudesalivar.com.br e botoxgoiania.com.br.