Dizem que a curva mais bonita de uma mulher é o sorriso. Se formos analisar, não basta apenas que os dentes sejam brancos e alinhados, se ao sorrir, o sorriso está assimétrico (puxando mais de um lado que do outro, mostrando mais dentes do lado direito do que do lado esquerdo ou quando as gengivas estão muito expostas, os lábios estão murchos, com vincos ou evertidos, cobrindo os dentes, o que dá a sensação que a pessoa é banguela- sem dente).

Nas fotos, nos damos conta que muita coisa pode mudar nessa nossa curva. Nós, mulheres, somos muito preocupadas em aparecer "bem". Talvez por isso, muitas mulheres fazem o famoso biquinho, posando para foto. Isso pode dar certo até uma idade. Mas cuidado! A partir dos 30 anos, vamos perdendo colágeno e ao invés do biquinho nos deixar mais bonita e sexy, ele pode mostrar as rugas de uma pele envelhecida.

Se a mulher é fumante, toma muito sol sem proteção adequada ou, por hábito, só conversa fazendo biquinho, a pele e os músculos ao redor dos lábios podem estar com uma aparência de "código de barra". E o que é pior ainda: o batom normalmente vai estar escorrido por essas rugas verticais.

As melhoras formas de prevenir e de manter são:

- O uso dos filtros solar facial e labial deve ser diário. 

- Cigarro e álcool contribuem para o envelhecimento da pele.

- Uma alimentação equilibrada e o uso de colágeno como suplemento ajudam, e muito, nessa luta contra o envelhecimento.

- Correções ortodônticas, cirurgias bucomaxilofaciais e/ou periodontais podem corrigir posicionamento dos dentes, dando maior volume aos lábios. As cirurgias de gengiva muitas vezes são necessárias para corrigir sorrisos "infantis", assim como as cirurgias ósseas conseguem melhorar o perfil facial ósseo e muscular, rejuvenescendo e melhorando a função do sistema mastigatório e respiratório.

- Tratamentos dentais estéticos como aumento do tamanho dos dentes, mudança de posição ou de cor (clareamento) podem resolver alguns casos mais simples.

- Preenchedores faciais e toxinas botulínicas são procedimentos menos invasivos e com custos mais acessíveis, que usados com moderação rejuvenescem com um aspecto natural. Esses dois tratamentos são seguros e com excelentes resultados desde que bem planejado e executado. O bom senso do profissional e do paciente conta muito!

- Cremes faciais, ou melhor, bons cremes faciais ajudam bastante na corrida contra o tempo.

Vamos abrir nossas "cortinas" com muita beleza e saúde! Faça sua consulta médico-odontológica, já que prevenir sempre foi melhor do que remediar! Remediar uma hora vai ser necessário, mas quanto mais tarde, melhor! 

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha) e membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO)