“As coisas deram certo de uma hora para outra na minha vida profissional e eu quero checar a qualidade do meu hálito, fazer aquelas lentes nos meus dentes e melhorar a estética do meu rosto”. Esse é uma fala real que ouvi em meu consultório. E assim como nessa situação, quantas pessoas estão se dando bem na profissão? Ainda bem que muitas. Mas aí elas percebem que o mercado mudou e que, querendo ou não, a aparência conta pontos a favor.

No entanto, é muito importante entender que decidir mudar a estética do sorriso não é fácil. Afinal, muitos sorrisos que desfilam hoje por aí fazem parte do mesmo padrão: cerâmicas odontológicas (popularmente conhecidas como lentes de contato). E isso acontece porque, precisando ou não, tem muita gente adotando esse padrão, que talvez não seja a indicação para o caso de muitas pessoas, embora muitos pensem que com esse tipo de sorriso eles poderão se destacar. Mas ao tomar essa decisão, há que se pensar que o custo biológico é irreversível, já que há degaste dos dentes naturais. Isso sem contar o custo financeiro. 

E já que começamos a falar em finanças e conquistas merecidas depois de muito trabalho, acho que posso te ajudar a aplicar melhor o seu dinheiro pelo menos quando o assunto é seu sorriso. Você vai precisar de muito pouco: escolha um cirurgião-dentista sensato. Isso porque, com tantas opções que se têm no mercado, fica difícil decidir. E se o seu caso dispensa um grande investimento financeiro, é melhor ainda você contar com um profissional de bom senso. Porque isso pode te render outras possibilidades com grande economia. Podemos até comparar com o tipo de aplicação com juros compostos, onde o juro sobre juro, rende boas quantias. Já pensou? É muito bom, não é? Fala a verdade!

E economizar pode ser mais simples do que você pensa. E ainda há a chance de você ter um “tesouro” na sua boca. Foi o que aconteceu com um paciente meu, por exemplo. Havíamos clareado os dentes dele e obtivemos excelente resposta. Para explicar, o clareamento dental depende da resposta biológica de cada pessoa. Sendo assim, nós, cirurgiões-dentistas, temos parâmetros e protocolos para realizarmos o clareamento. Mas voltando ao paciente, era hora de fazermos pequenos ajustes para harmonizarmos o sorriso, removendo uma resina já existente. 

No entanto, para minha surpresa, o esmalte dental (uma verdadeira joia) estava lá, lindo e radiante, precisando apenas da remoção da resina que o ocultava. Claro que outros pequenos ajustes com resina foram realizados, mas sem que houvesse nenhum degaste para deixarmos o sorriso claro, jovem, lindo e radiante. E sabe quanto custou o procedimento estético do clareamento dental e da harmonização com resinas? Dez vezes menos do que eu cobraria se fosse fazer as lentes de contato dental. Ou seja, uma economia tão boa quanto receber juros compostos. 

Viu? Tratar o sorriso de forma simples, conservadora e com custo acessível é a tendência da odontologia que preza o respeito e o bom senso. Ficou feliz com a possibilidade de sobrar dinheiro? Consulte o seu cirurgião-dentista, pois só ele é capaz de avaliar e cuidar do seu sorriso.  

* Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, especialista em Prótese Dentária, habilitada em Laserterapia, qualificada no tratamento da Halitose e Disfunções Salivares. Vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA). Acesse: karynemagalhaes.com.br  e  https://www.youtube.com/channel/UCgLuPkj8BUzmwsM5N1f4hdA.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.