Cada um tem uma queixa para ela: tem gente que diz que foi só comer abacaxi para ela aparecer, há quem diga que acha que machucou a boca quando estava passando fio dental ou escovando os dentes. De todo modo, a afta, mesmo sendo uma doença de origem desconhecida, existe e incomoda. Ah, como incomoda!

Em termos científicos, a afta é chamada de doença de origem idiopática, que significa causa incerta. Ela pode afetar todas as idades e não tem prevalência em gênero. Todo mundo pode acabar com uma afta na boca – e daquelas bem doloridas. Podem ser únicas ou múltiplas, se localizar em qualquer parte da mucosa bucal e até da língua. E cada um, ao seu modo, conhece um "remedinho" para tentar aliviar os sintomas da dor e desconforto que elas podem provocar.

O melhor é que o laser evita em alguns casos, inclusive, a necessidade de se administrar medicações contra esse mal
Mas o seu dentista pode ter a melhor solução para esse problema! A laserterapia, hoje, é o tratamento eleito por boa parte das pessoas que sofrem com as aftas recorrentes. Eu explico! O tratamento com laser é um procedimento indolor que vai ajudar a biomodular aquelas lesões e a região afetada que está sensível neste momento. O laser acelera o processo de cicatrização, diminui a dor e devolve a qualidade de vida ao paciente, já que as aftas chegam a dificultar a fala e a alimentação.

Com o tratamento, por meio dessa biomodulação tecidual, pode ser que esses intervalos entre um episódio e outro aumentem ou até mesmo que eles deixem de ocorrer. Não é ótimo? É claro que o tratamento com laser depende da resposta de cada organismo e de como foi realizada a terapia. O melhor é que o laser evita em alguns casos, inclusive, a necessidade de se administrar medicações contra esse mal.

Se essas lesões de afta ou outras doenças bucais fazem parte da sua vida, eu como dentista recomendo essa terapêutica. Você fará o melhor por você. Um organismo "limpo" e sadio é o que todo mundo almeja. E o seu dentista pode usar o laser a favor de você!

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Halitose e Laserterapia, membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e da Associação Brasileira de Halitose (Abha).