A ortodontia é a área da odontologia que cuida de realinhar dentes mal posicionados, melhorando o encaixe entre eles e, por consequência, favorecendo a estética do sorriso. Apesar da inquietude de alguns jovens que recorrem as lentes de contato dental para fugir do tratamento ortodôntico, ainda hoje muita gente vai pelo caminho considerado ideal: passando pelo tratamento ortodôntico e aguardando o tempo necessário para obtenção da função e estética conseguidas com o uso dos aparelhos.

O tratamento ortodôntico reposiciona os dentes por meio de dispositivos colados aos dentes ou de placas removíveis. Dentre elas, os alinhadores dentais divulgados por alguns como ortodontia invisível. Entretanto, independente do aparato usado, eles trazem alguns desconfortos.

Saiba como evitar esses incômodos:

- Hidratação bucal 

Beba no mínimo 2,7 litros de água ao dia. A água mantém a boca hidratada e ajuda no processo de eliminação das células descampadas, resíduos alimentares e microrganismos.

- Hidratação labial 

Use um bom hidratante labial. Aplique o produto de três a cinco vezes ao dia. Esqueça os batons do tipo cacau, que estão comercializados na "boca do caixa".

- Proteção dos braquetes com cera 

Quando os braquetes (aqueles quadradinhos metálicos dos aparelhos, que aderem os dentes) machucam a bochecha ou a língua, o ortodontista fornece uma cera que você prega sobre as peças, evitando o contato direto com as mucosas da boca e reduzindo o desconforto.

- Prevenção 

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico, veja com o cirurgião-dentista se a sua saúde bucal está dentro da normalidade. Faça as profilaxias (limpezas dentais) no máximo a cada seis meses.

- Produtos específicos

Alguns produtos de higiene bucal favorecem uma maior descamação da boca. Evite produtos que ardem a boca, com álcool e lauril sulfato de sódio.

- Tempo para comer 

Separe um tempo para as alimentações. Comer rápido te impede de mastigar bem os alimentos e há mais probabilidade em aumentar o atrito da mucosa com os dispositivos ortodônticos.

- Lubrificação bucal 

Pergunte ao ortodontista sobre lubrificantes que podem ser usados durante o tratamento. Eles podem ser usados algumas vezes ao dia. Existe, ainda, a possibilidade de lubrificantes manipulados, que são muito fáceis de guardar na bolsa e usar.

- Chicletes 

Evite os chicletes, balas e pirulitos. Eles podem romper a adesão dos dispositivos que foram colados nos dentes e podem te machucar.

- Comunicação 

Sempre que achar que algo pode estar errado, comunique ao profissional que faz o seu tratamento. 

- Manutenção 

Se você fizer as consultas de revisão estipuladas pelo profissional, o seu tratamento poderá ficar dentro do tempo planejado para remoção do aparelho e finalização do tratamento ortodôntico.

Dica de ouro

Se você está em dúvida se deve fazer um tratamento ortodôntico ou se recorre às cerâmicas (lentes de contato dental) para alinhar os dentes, sem sombra de dúvida te aconselharia a optar pela ortodontia. Porque para alinhar os dentes com cerâmica, os seus dentes serão desgastados. Uma vez que um dente foi desgastado, nada é capaz de reverter o tratamento e devolver o que foi perdido. Pensa bem, pois nós só temos duas dentições naturais: a decídua (leite) e a permanente. Bom, ao menos seria permanente se as pessoas cuidassem bem dos dentes. Cuidado! Evite a ortodontia instantânea oferecida por alguns profissionais.

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha), membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO) e membro da Sociedade Brasileira de toxina botulínica e implantes faciais (SBTI). Acesse karynemagalhaes.com.br e botoxgoiania.com.br.

Os comentários publicados aqui não representam a opinião da plataforma e são de total responsabilidade de seus autores.