É tão poderosa a nossa boca que, por meio dela, falamos o que queremos e damos prazer ao nosso paladar, comendo o que mais nos agrada. Pela boca se mostra o nosso lindo, gostoso e sedutor sorriso. Encantamos com a boca aberta ou entreaberta e é por ela que começamos a praticar a arte da sedução.

Ser seduzida por um lindo sorriso é fácil! O que não é fácil, no entanto, é imaginar que por trás daquele belo sorriso pode haver algumas doenças transmissíveis, que nós arrepiamos só de imaginar. E a boca é uma parte tão peculiar do nosso organismo que, mesmo um belo rosto ou um corpo esculpido, pode ser de uma pessoa que às vezes não prioriza a saúde bucal. Já vi pessoas muito bem cuidadas por fora e super doentes da boca. Como isso é complicado! 

Ninguém vai perguntar antes do primeiro beijo se o outro escova os dentes, passa fio dental e limpa a língua. Muito menos pedir para que a pessoa abra a boca para que você veja se há alguma feridinha, buraco nos dentes, língua branca ou mau hálito. É claro que ninguém vai fazer isso! Mas se estivermos em um ambiente com luz natural, conversando bem pertinho, aí sim podemos sentir o hálito e observar se os dentes brilham ou se eles estão cobertos por aquela massinha feia, a temível placa bacteriana.

Se o hálito da outra pessoa não está bom e os dentes não estão tão limpos, e se você realmente deseja ter um relacionamento com ela, tente ser sutil e delicado nessa hora. Diga para a pessoa como o sorriso dela é lindo, mas que poderá se tornar ainda mais iluminado depois de uma consulta ao dentista. Eu sei que isso não é fácil! Mas acho que é mais fácil ser honesto do que ficar beijando uma boca suja.

Beijo e sexo transmitem doenças, não apenas as venéreas. Você pode transmitir todos os micro-organismos, tanto da boca para os órgãos genitais, como o inverso. A melhor maneira de ser saudável no amor é cuidar da sua saúde e do seu parceiro. Faça check-ups médicos, odontológicos e cuide da higiene bucal.

Os cuidados com a higiene da boca são simples. Escove os dentes após as principais refeições, passe o fio ou fita dental após as mesmas e limpe a língua com a sua escova de dentes ou de língua. No caso da língua, é importantíssimo que fique limpa, porque ela é o melhor esconderijo para os "bichinhos" da boca, adesão de resíduos alimentares e estagnação de células mortas. Ao meu ver, a língua é o órgão do amor, então vamos cuidar bem dela! Não apenas quando for namorar, mas sempre!

E você, já se perguntou por que as pessoas chupam tanto chiclete de menta ou aquela “balinha preta"? Será que elas estão tentando esconder algo? Será o hálito? Isso é de se pensar! Pode até ser que a pessoa não tenha mau hálito, mas que ela esteja insegura. Isso é certo! E insegurança não é sinônimo de saúde! 

Se você cuidar de si mesmo não terá o que esconder durante o beijo o no que vem depois. A boca é, com certeza, a porta de entrada para o prazer. Por isso, cuide bem dela!

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Halitose e Laserterapia, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha) e membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO)