Talvez um dos termos mais comentados do meio odontológico, hoje em dia, seja a bichectomia. Biche o quê? Eu explico! Sabe aquelas bochechas salientes que sua tia adorava apertar na infância, mas que resistem em deixar o seu rosto bem saliente até hoje? Pois bem, a bichectomia é uma cirurgia para diminuir o tamanho dessas maçãs do rosto. 

A bichectomia é uma cirurgia simples, intraoral, feita com uma pequena incisão, na qual se remove o tecido adiposo (gorduroso) localizado em ambos os lados da bochecha. Ela deixa a mulher com um rosto mais "sensual" e o homem com a aparência mais "máscula". E aí, aquele rosto que às vezes pode ter uma aparência infantil tem a possibilidade de ser modificado com essa cirurgia.

Há risco? Apesar da bichectomia ser um procedimento simples e com pós-operatório tranquilo, ela envolve riscos como todo e qualquer procedimento cirúrgico, que vão desde paralisia facial até o rompimento do canal salivar. 

E ela não emagrece toda a face! Muita gente pensa que, se submetendo a essa cirurgia, o rosto vai ficar afinado por inteiro. Não é bem assim. Por exemplo, se você está com sobrepeso e até o seu rosto está rechonchudo, não adianta querer tirar a Bola de Bichat pra afinar o rosto. O ideal, nesse caso, é emagrecer por meio de reeducação alimentar e atividade física indicada para o seu caso.

Dessa forma, mais uma vez recaímos sobre a importância da alimentação adequada e da atividade física. Ambas caminham de mãos dadas e, para ter saúde bucal e até mesmo estética, é preciso disciplina, foco e muita determinação.

Podemos emagrecer, sim! É possível reduzir qualquer tecido gorduroso do nosso corpo, inclusive a Bola de Bichat. É mais difícil nessa parte? Sim, porém não é impossível. Já tentou perder aquela gordurinha abdominal, afinar a cintura? É impossível? Claro que não é! Tudo é possível desde que você queira e lute por isso. Por isso, nada de ficar triste porque se acha bochechuda e não quer passar pela "faca".

Além do mais, precisamos ficar bem atentas e tomar cuidado com o modismo. Será que você realmente precisa dessa cirurgia? Vamos ter bom senso! Cada um tem a sua peculiaridade, sua beleza, e é bem provável que, mesmo que você queira ficar com a bochecha da Angelina Jolie, talvez isso não seja o melhor para o seu lindo rosto.

Se realmente houver a indicação cirúrgica, tenha a segurança em fazer o procedimento com um profissional muito bem preparado nessa área. Saúde é o que mais importa! Pense nisso!

*Karyne Magalhães é cirurgiã-dentista, habilitada em Laserterapia e qualificada no tratamento da Halitose, vice-presidente da Associação Brasileira de Halitose (Abha) e membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-GO)