Praticar uma alimentação saudável como hábito exige algumas adaptações no cardápio. E quem gosta de começar o dia comendo pão, já levanta com a dúvida: como subtituir a manteiga de cada dia?

A sugestão de hoje é que você experimente manter na geladeira uma pastinha a base de hummus. Essa deliciosa e saudável iguaria trazida do Oriente Médio vai afastá-la das gorduras saturadas e do colesterol encontrados na manteiga, além das famigeradas gorduras trans presentes na margarina vegetal. Já o hummus é um alimento rico em proteínas e cálcio. Hmmm, que rico!

Tome nota dos ingredientes e espie as variações sugeridas abaixo. Como sugestão,  que tal uns crudités de legumes para servir na proxima reunião de amigos?!

Ingredientes

• 250 g de grão-de-bico
• Suco de 2 limões
• 1 colher de sopa rasa de sal
• 3 dentes de alho amassados
• 3 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim – fácil de achar em casas especializadas)

Modo de preparo

1. Deixar o grão de bico de molho de um dia para outro
2. No dia seguinte trocar a água e colocar para cozinhar em pressão. Se não, até que fique macio;
3. Liquidificar com um pouco da água do cozimento, deve ficar um creme consistente;
4. Reserve;
5. Dissolva o molho tahine com o limão, misture o sal e o alho amassado;
6. Bata com um garfo até misturar bem. Se for necessário acrescentar um pouco de água;
7. Misture o azeite e junte com o creme de grão de bico misturando bem;
8. Regue com mais um pouco de azeite e enfeite com folhas de hortelã ou salsinha picada;
9. Leve para a geladeira por 2 horas ao menos antes de servir.
10. Vai bem com legumes crus e assados, além dos pães sírios.

Variações

• Mesma base com ingredientes batidos no liquidificador no passo 3.
• Azeitonas
• Alho porró
• Frango desfiado
• Ricota defumada
• E o que mais a criatividade propor.

*Roberta Oliveira é nutricionista. Proprietária do @emporiodasalada e palestrante. Sorriso largo, olhos apertados. Acredito que a informação é a chave para a sua melhor versão. Vem comigo! Por aqui, #nutricomunicação. Informações sobre a ciência da nutrição sem deixar de lado o comportamento. E você, tem fome de que? Dúvidas? Envie para roberta.nutricomunicacao@gmail.com.