Quem me conhece, sabe o quanto eu gosto de limão. Adoooro fazer e comer doces que levam o azedinho e o perfume característico que só ele tem. Afinal, quem rejeita um creme de limão bem feitinho depois de um almoço ou jantar? 

É sempre bom brincar com os ingredientes, criar novas combinações e descobrir novos sabores. O limão mais comum que conhecemos e usamos é o taiti, mas o perfume suave do siciliano me encanta muito! O limão cravo ou china é comum aqui na nossa região, na casa da minha tia, no interior de Goiás tinha um pé que arrastava até o chão e estava sempre carregado. Eu e minha irmã fazíamos muita limonada quando criança, talvez tenha surgido daí minha paixão por torta de limão. A primeira vez que fiz uma receita foi há exatos quatro anos. Ficou tão simples, mas tão saborosa. Todos ficaram encantados com o sabor. É uma receita sem segredos e tão fácil de agradar. 

Se você tiver a oportunidade de misturar os três limões que citei aqui, vai surpreender! Mas caso não encontre todos, pode usar uma qualidade só também que é sucesso na certa! “Bora” pra cozinha?

Parte I – PATÉ SUCREÉ

Ingredientes

Farinha de trigo peneirada - 260g    
Manteiga em ponto de pomada - 100g    
Açúcar refinado - 100g    
Ovo - 1 und.    
Raspas de limão - 1 und.    
Essência de baunilha - 2 ml    

Modo de preparo:

1º PASSO: Misturar a manteiga com o açúcar até obter uma massa leve. Adicionar o ovo, as raspas de limão, a essência de baunilha e a farinha. Misturar com as pontas dos dedos até obter uma massa lisa.
2º PASSO: Abrir a massa sobre forma de aro removível de 30cm e 0,5cm de espessura e moldar. Levar para a geladeira para desancar, 30 min. Assar em forno médio, 180º por 10min, ou até dourar.

Parte II – CREME DE LIMÃO

Ingredientes

Suco de limão siciliano, taiti e cravo - 130ml (10 und.) ou à gosto    
Leite condensado - 495 g    
Raspas de limão siciliano - 3 und.
    
Modo de preparo:

Misturar o leite condensado com o suco dos limões coado. Mexer com um fouet. Usar as raspas para decorar.

Parte III – MERENGUE FRANCÊS

Ingredientes

Claras - 85g    
Açúcar refinado - 170g    

Modo de preparo:

Bater as claras em velocidade media por 5 seg. Depois, acrescentar o açúcar e bater por mais 15 min. 

Montar a torta em um prato raso, rechear com o creme gelado e cobrir com o merengue. Flambar em seguida e decorar com as raspas de limão.

*Adeyc Borges é gastrônomo por formação e confeiteiro de corpo e alma. Amante dos doces prazeres do ofício desde quando ainda os descobria na cozinha da avó materna. É chef pâtissier na Luí Doces e no restaurante Winiká.