Parodiando o ditado “contra fatos não há argumento”, vou mostrar como nossa vida tem se transformado diante do arsenal de fotos que postamos nas redes. Digo arsenal porque essa palavra remete a um termo ligado a armas e guerra, e determinadas fotos nas redes têm nos colocado em verdadeiras batalhas.

Eis alguns motivos para repensarmos nossas lutas:

Relacionamentos amorosos ficam abalados por conta de fotos: “Amor, hoje não estou com disposição para sair”. No outro dia, num álbum qualquer, vem a revelação de que o cansaço se transformou em churrasco com os amigos. Pronto, está declarada a Terceira Guerra Mundial!

Pessoas perdem emprego e credibilidade: Inventar desculpas para sair mais cedo do trabalho ou justificar atrasos não deveria ser, mas é uma prática comum. E ela tem se tornado cada vez mais prejudicial, pois provas de que “minha mãe passou mal, meu vizinho me fechou na garagem ou peguei um trânsito pesado!” têm sido diariamente refutadas por fotos comprometedoras.

Alunos perdem a moral com o professor: “Professora, estou passando mal e preciso ir embora mais cedo!” Professora responde: “Certo, meu querido, pode ir cuidar da saúde!” Dez minutos depois, as redes estão bombando de fotos do aluno outrora enfermo, que agora aparece na balada com um copo de cerveja na mão.

E, ainda, quem tem acompanhado o noticiário certamente está por dentro que agora até os auditores da Receita Federal usam as fotos-ostentação para investigar a compatibilidade do que se declara de imposto de renda com o que se posta nas redes sociais.

Diante disso, podemos afirmar que contra fatos e fotos não há argumento!

Por essa razão, é importante que tomemos consciência logo da atual situação em que a sociedade se encontra.

Ainda que não seja o protagonista das postagens, terá sempre alguém para te colocar nas redes sociais como coadjuvante
Estamos mais expostos, e falar a verdade, declarar o imposto de forma correta, prezar por relacionamentos claros e conseguir credibilidade para vez ou outra negociar os horários no trabalho são, sem dúvida, as melhores formas de se lidar com os desafios diários. 

Se você ainda não percebeu que as redes sociais são uma extensão da sua vida, está na hora de refletir. Ainda que não seja o protagonista das postagens, terá sempre alguém para te colocar nas redes sociais como coadjuvante. 

Sugiro que travemos uma batalha interna para alinharmos nossas ações ao nosso discurso para que não sejamos pegos de surpresa, pois uma foto pode comprometer uma vida inteira de bons argumentos.

*Tércia Duarte é graduada em hotelaria, especialista em marketing e em Letramento Informacional, além de colunista no site Ideia de Marketing. É professora universitária e mãe do Fernando desde 2009.