Os colares são peças fundamentais na finalização de uma produção. Na verdade, seu acabamento! Muitas vezes, por falta de paciência em experimentar, por achar que o visual pode se tornar 'over' com seu uso, por não saber usar ou mesmo por acomodação de não ter que pensar em criar novos formatos e meios de usá-los, nós, mulheres, acabamos deletando ou evitando o uso dos colares em nosso dia a dia. Os colares têm o poder de transformar uma produção, elevando seu status definitivamente, podendo também ditar o estilo e personalidade de quem os usa.

O acessório pode transformar o mais básico dos looks em algo moderno, atual e poderoso. Assim como em um look mais elegante, pode transformá-lo em um look mais jovem e ousado. O colar pode funcionar como moldura perfeita para o decote da parte de cima do look. Isso mesmo, ele emoldura a parte superior do look ou do decote da peça que está usando! Se o decote é arredondado o colar pode ter esse formato e cair leve em forma de U um pouco abaixo ou logo acima da linha da blusa ou vestido, por exemplo. Se o decote for em V, o colar pode ser pesado e cair mais angular ou pode ter um pingente que busque esse formato para baixo repetindo o desenho do decote.

Contrapor também aos formatos, usando o oposto do formato do decote, pode ser um meio interessante de impor sua personalidade na finalização de sua produção. Com decotes ombro-a-ombro, mais abertos ou canoa, use colares mais justinhos (tipo gargantilhas, chokers...) ou mais alongados até a altura do busto. Lembrando que quanto mais longos, mais criam a ilusão de alongamento da silhueta. Já em blusas com decotes assimétricos, evite seu uso, pois o foco de atenção já está no desenho desse decote. Neste caso, invista em brincões ou em outros acessórios.

Está valendo um mega super power colar, longo, médio ou curto, assim como mini-cordões, usados em mais de uma peça ao mesmo tempo, coordenando comprimentos diferentes, com brilho ou sem brilho, com pedrarias, resinas ou materiais rústicos, formatos diferentes e ousados... Enfim, opções e tendências são o que mais temos como oferta. O ideal é escolher aquele que combina com sua personalidade e seu estilo de vida.

Inspire-se!

*Sheyla Doumit é pedagoga e pós-graduada na área, consultora de Imagem e Estilo, styling - Editoriais e Desfiles, buyer de Moda - Empresarial, editora do blog www.sheyladoumit.com.